Notícias

Notícias
  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Me inscrevi no PotencializEE, e agora? Veja os próximos passos do programa! 

Em 29 de maio de 2025, às 12:20

O PotencializEE – Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria, coordenado pela GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), tem como objetivo apoiar pequenas e médias empresas (PMEs) na implementação de medidas de eficiência energética. Se você tem ou faz parte de uma indústria e se inscreveu no programa por meio do site, confira abaixo as próximas etapas pelas quais a sua empresa irá passar.

Veja a seguir:  

1. Pré-diagnóstico energético gratuito 
Um consultor do SENAI-SP entrará em contato para agendar uma visita a sua empresa. Durante esse encontro, será realizado um pré-diagnóstico que identificará oportunidades iniciais de economia de energia e melhorias operacionais. Essa etapa tem como finalidade identificar o potencial de eficiência energética a ser explorado, como reformulação de sistemas de refrigeração; melhorias em sistemas de ar comprimido; retrofit de estufas; instalação de bombas de calor para aquecimento de água; substituição de combustível de caldeira por biomassa; entre outros. 

    2. Diagnóstico energético subsidiado 
    Se houver potencial identificado no pré-diagnóstico, sua empresa poderá avançar para um diagnóstico energético mais aprofundado, com apoio técnico e subsídios oferecidos pelo programa PotencializEE. O SENAI-SP também fica como responsável nesta etapa mediante o aceite da proposta e o envio dos documentos necessários. Para a realização efetiva do diagnóstico energético, 60% do valor é subsidiado pelo programa e, nele, serão considerados todos os aspectos gerais e específicos da instalação de medidas de eficiência energética, prevendo os custos e os impactos positivos das intervenções. 

        3. Implementação de medidas de eficiência energética 
        Com base no diagnóstico, o programa PotencializEE oferece suporte na implementação de soluções tecnológicas eficientes, incluindo acesso a um catálogo de tecnologias e fornecedores especializados em eficiência energética, que são previamente cadastrados no SENAI-SP. A gestão inteligente dos recursos é um elemento central da produtividade e com energia não é diferente. Ao inserir medidas de eficiência energética a produção torna-se otimizada e consome menos, proporcionando uma indústria cada vez mais limpa.  

          4. Acesso a financiamento facilitado 
          O programa tem parceria com instituições financeiras, como a Desenvolve SP e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para oferecer linhas de crédito com condições especiais. As taxas variam de 7% a 8% ao ano, bem abaixo das praticadas no mercado. Além disso, há um Fundo Garantidor que reduz as exigências de garantias para as PMEs, o Fundo de Aval da eficiência Energética (FAEE)

          5. Acompanhamento 

              Profissionais do SENAI-SP auxiliam no processo de implementação das medidas, na medição e verificação dos resultados após a conclusão do projeto. O programa oferece, ainda, um catálogo de equipamentos eficientes e fornecedores credenciados com qualidade atestada para facilitar todo o processo.  

              6. Ferramentas de apoio 
              Você pode utilizar a Calculadora Energética do PotencializEE para estimar possíveis economias e reduções de emissões de CO₂ em sua empresa. 

                Benefícios esperados 

                • Redução de custos energéticos: Economias de até 40% na conta de energia. 
                • Aumento da competitividade: Melhoria na eficiência operacional e redução de desperdícios. 
                • Sustentabilidade: Contribuição para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), em alguns casos chegando a mitigar até 100% das emissões. 
                • Acesso a tecnologias modernas: Implementação de soluções inovadoras e eficientes. 
                • Catálogo de Tecnologias: Disponível no site oficial, com diversas opções para sua empresa. 

                Presença no Estado de São Paulo 

                O PotencializEE está presente no Estado de São Paulo com mais de 400 projetos em elaboração ou finalizados via SENAI-SP e mais de 194 projetos em fase de implementação (recursos próprios e financiamento). No Estado, o PotencializEE também conta com o apoio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o Desenvolve SP (Banco do Estado de São Paulo), BNDES e da Finep. 

                Fonte: Programa PotencializEE

                Últimas notícias