Tecnologias

Intervenções Elétricas

Intervenções Elétricas são medidas de eficiência energética que reduzem o consumo de energia elétrica através da troca de produtos ou componentes de equipamentos ineficientes.

Categorias

As seguintes categorias fazem parte do grupo Intervenções Elétricas.

Compressor de velocidade variável de tamanho ideal e recursos completos com recuperação de calor. Dimensionamento adequado das tubulações e compressores com COP (Coefficient Of Performance, ou coeficiente de desempenho) elevado.

Lâmpadas e luminárias LED de alta qualidade que oferecem distribuição de luz otimizada, melhor relação lúmens-watt e um melhor índice de reprodução das cores e podem durar mais de 50.000 horas, proporcionando economias substanciais nos custos operacionais e de manutenção, especialmente em combinação com sistemas de controle automático de iluminação, evitando ciclos de substituição de lâmpadas e reduzindo o consumo geral do sistema.

Motores Elétricos de alta eficiência (categorias com rendimento IR3 ou superior) bem dimensionados em relação a carga mecânica, associados à sistemas de partida suave ou inversores de frequência, reduzem as perdas elétricas e as correntes de partida do sistema, deixando a demanda do sistema mais sem picos de carga.

Redução de tensão no nível do transformador ou otimização de tensão (kit separado) que estabiliza a eletricidade distribuída em uma rede e reduz o consumo de energia de aparelhos elegíveis.

Chillers e compressores com sistema de mancal magnético de baixo GWP (Global Warming Potential, ou potencial de aquecimento global) com válvula de expansão eletrônica e ventiladores EC (comutação electrónica) com controle de velocidade; se possível, que utilizem refrigerantes naturais e outros produtos contendo gases fluorados com alto impacto climático.

Motores de alta eficiência, mudança/redução do rotor, variadores de velocidade regulável, dispositivos de controle / monitoramento, novos tubos, dimensionamento adequado ou arranjos de bombas múltiplas e melhoria da vedação.

Substituição de transformadores antigos existentes por transformadores de núcleo amorfo de perda baixa e capacidade ajustada, se aplicável.

Muitos sistemas funcionam com taxas de fluxo fixas, independentemente da ocupação. Sistemas de ventilação modernos e implantação de sensores de CO/ IAQ para controlar as taxas de ventilação, promovem economia significativa de energia do ventilador (reduzir as cargas nas bobinas do aquecedor / resfriador).

Catálogo virtual de tecnologias

São inúmeras as tecnologias, equipamentos e produtos de eficiência energética que aumentem a produtividade das indústrias. Um dos objetivos do PotencializEE é disponibilizar dados sobre as tecnologias mais eficientes no mercado brasileiro por meio de um catálogo virtual no site a fim de facilitar consultas, tomadas de decisão e compras.

Os dados enviados pelos fornecedores das tecnologias serão avaliados de forma independente antes da publicação e atualizados periodicamente. Na busca das melhores soluções para a eficientização energética, os dados das tecnologias ficarão disponíveis para as indústrias, especialistas, investidores e outros interessados.   

Adicionar produto

Você fornece um produto de alto desempenho energético no mercado brasileiro que se enquadra nas categorias acima e deseja inclui-lo gratuitamente em nosso catálogo?

Preencha a ficha técnica e aguarde o nosso contato!

Preencher ficha técnica

Siga o passo a passo para fornecedores de tecnologias de eficiência energética.