O Programa

Quem somos

O PotencializEE – Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria – tem o intuito de promover Eficiência Energética em PMEs (Pequenas e Médias Empresas) industriais no Brasil. A implementação tem foco na região de São Paulo, considerando a maior concentração de indústrias e os altos índices de consumo de energia, e contará com estratégias a fim de alavancar os potenciais de Eficiência Energética na Indústria a nível nacional.

O PotencializEE é um Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. O PotencializEE conta com recursos de múltiplos doadores através da Mitigation Action Facility, um mecanismo de financiamento que tem como objetivo ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas. A Mitigation Action Facility é uma iniciativa conjunta dos seguintes doadores: Ministério Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK); Departamento de Segurança Energética e Net Zero (DESNZ); Ministério do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca (KEFM); Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca (MFA); União Europeia e Fundação do Fundo de Investimento para Crianças (CIFF).

Contexto

A indústria brasileira responde por mais de 32% do consumo final de energia, 41% da eletricidade consumida e 18,13% das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) da matriz energética do país com base no Balanço Energético Nacional 2022 (em 2021 eram 17,5%) feito pela EPE. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Brasil, a idade média das máquinas industriais é de 14 anos, e estas representam um custo anual energético de R$ 95 bilhões, considerando gastos com eletricidade e outros combustíveis. 

Desencadear os investimentos de Eficiência Energética dentro da indústria é essencial para a descarbonização da economia brasileira e competividade industrial do país.

As reduções nas emissões de GEE esperadas no âmbito do Programa contribuirão para o alcance da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, estabelecida no âmbito do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas que tem como meta manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C, de preferência 1,5°C, em comparação aos níveis pré-industriais. Além disso, as vantagens sociais e ambientais relacionadas a investimentos em Eficiência Energética incluem diminuição local da poluição do ar, menor consumo de energia, água e outros recursos, além de geração de empregos para redução da pobreza, maior produtividade, segurança energética e inovação.

O Acordo de Paris também prevê que os países desenvolvidos deem apoio financeiro, tecnológico e na capacitação de profissionais para permitir que os países em desenvolvimento ampliem as suas ações de mitigação de emissões de GEE e de adaptação aos impactos das mudanças climáticas.

Componentes do Programa

Para alcançar os objetivos esperados, o PotencializEE está estruturado sob quatro pilares principais: políticas públicas e aumento de escala, desenvolvimento de projetos de Eficiência Energética, mitigação de riscos técnicos e financeiros e, finalmente, financiamento público e privado.

Progresso do Programa

Acompanhe as principais atividades, metas a serem atingidas e status de cada uma.

Indicador Meta
Apoio à implementação de projetos 425 projetos
Avaliação de projetos com critérios técnicos e econômicos +1.000 avaliações
Certificação de consultores 100 (ao menos 30 mulheres)
Conscientização de PMEs por meio de ações de comunicação e eventos 5260 indústrias conscientizadas
Desenvolvimento de catálogo de tecnologias 15 categorias
Mentoria para mulheres consultoras 20 mulheres
Mobilização de financiamento R$ 490 milhões
Operação do Fundo Garantidor para facilitar acesso a créditos 425 PMEs
Realização de diagnósticos energéticos subsidiados +1.000 diagnósticos energéticos
Redução de emissões de gases de efeito estufa 1,1 milhões de toneladas de CO₂ equivalente
Redução no consumo de energia 7.267 GWh
Treinamento para gestores de bancos 90 gestores

Parceiros de setores estratégicos trabalhando juntos para fazer a Eficiência Energética na indústria acontecer. O PotencializEE é a soma de muitas forças.

Parceiros

O Programa engloba parceiros estratégicos ligados aos setores de energia, indústria e financeiro. No nível federal, são parceiros o MME (Ministério das Minas e Energia) e EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

No setor da indústria e energia, participam do Programa o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com apoio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (instituição financeira do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Apoio: