Tecnologias

Intervenções Térmicas

Intervenções Térmicas são medidas de eficiência energética que reduzem o consumo de energia em termos de gás natural, biodiesel, óleo combustível, óleo diesel, lenha, licor negro, bagaço de cana, carvão vegetal, gás de petróleo liquefeito (GPL) ou outros combustíveis.

Categorias

As seguintes categorias fazem parte do grupo Intervenções Térmicas.

Evitar o calor desperdiçado em primeiro lugar (controles), geração de calor otimizada por meio de aparelhos de alta eficiência, redução de perdas de transmissão (por exemplo, isolamento de tubos) e promover a recuperação de energia.

Bombas de calor que convertem a energia térmica ambiental armazenada no ar, no solo ou na água em energia térmica utilizável para aquecimento, elevando sua temperatura e reduzindo o consumo de eletricidade.

Caldeiras de biomassa que queimam combustíveis como pellets, aparas de madeira ou toras de fontes sustentáveis, ou seja, biomassa certificada por sistemas de certificação florestal internacionalmente reconhecidas, como FSC (Conselho de Manejo Florestal) e PEFC (Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal). Qualquer projeto de biomassa deve demonstrar uma contribuição do ciclo de vida para a redução de emissões de carbono.

Plantas de cogeração (convencional, célula de combustível ou biomassa, excluindo carvão) de alta eficiência se a carga de base de calor e a demanda de eletricidade suficiente forem fornecidas e os requisitos mínimos de eficiência forem atendidos.

Equipamento de recuperação de calor que captura calor residual de processos industriais e gerar eletricidade que é usada no local ou economiza eletricidade no processo industrial.

Economizadores como trocadores de calor no caminho de exaustão de uma caldeira que fornecem calor de uma fonte que de outra forma seria desperdiçada para pré-aquecimento de água (reposição de água fria).

Intervenções externas ou internas em edificações que reduzem as perdas e promovem ganhos térmicos, gerando economia dos sistemas de climatização.

Sistema de caldeira eficientes com controle de compensação de oxigênio, recuperação de calor de purga para controlar a concentração de água e de lodo, contenção de vazamentos de vapor.

O isolamento térmico onde ocorrem diferenças de temperatura, incluindo isolamento de tubulação, isolamento de caldeiras e fornos ou isolamento de edifícios e sistemas aquecidos ou resfriados.

Dispositivos que recuperam o ar de exaustão quente ou frio em um sistema de ventilação de edifício ou processo.

Calor de baixo grau recuperado usando trocadores de calor para pré-aquecer o abastecimento de água fria para caldeiras ou tanques de água quente.

Sistema que fornece energia térmica por meio de uma série de coletores solares.

Catálogo virtual de tecnologias

São inúmeras as tecnologias, equipamentos e produtos de eficiência energética que aumentem a produtividade das indústrias. Um dos objetivos do PotencializEE é disponibilizar dados sobre as tecnologias mais eficientes no mercado brasileiro por meio de um catálogo virtual no site a fim de facilitar consultas, tomadas de decisão e compras.

Os dados enviados pelos fornecedores das tecnologias serão avaliados de forma independente antes da publicação e atualizados periodicamente. Na busca das melhores soluções para a eficientização energética, os dados das tecnologias ficarão disponíveis para as indústrias, especialistas, investidores e outros interessados.   

Adicionar produto

Você fornece um produto de alto desempenho energético no mercado brasileiro que se enquadra nas categorias acima e deseja inclui-lo gratuitamente em nosso catálogo?

Preencha a ficha técnica e aguarde o nosso contato!

Preencher ficha técnica

Siga o passo a passo para fornecedores de tecnologias de eficiência energética.