Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

3 soluções de eficiência energética para reduzir custos operacionais em 2024

Em 16 de fevereiro de 2024, às 15:16

Apontada como uma das principais estratégias de transição para uma economia de baixo carbono, a eficiência energética emerge como uma das principais tendências na indústria em 2024.
Isso porque, além de colaborar com a redução de emissões de gases de efeito estufa, o investimento em soluções e tecnologias de baixo consumo energético é fundamental para diminuir despesas sem afetar a produtividade, além de reduzir custos de manutenção.

Confira a seguir as principais soluções para uma gestão de energia mais eficiente no setor industrial.

  1. Retrofit de máquinas. Solução tradicional em projetos de eficiência energética, a modernização de maquinário, processo chamado de retrofit, é uma alternativa mais econômica que a substituição de equipamentos.
    O retrofit compreende a substituição de peças obsoletas e a integração de tecnologias mais avançadas. Além de melhorar o desempenho energético, a solução também prolonga a vida útil das máquinas, proporcionando um retorno mais eficaz do investimento ao longo do tempo. Muitas vezes, o retrofit é necessário para que as máquinas estejam em conformidade com as regulamentações e normas de segurança mais recentes.
  1. Cogeração de Energia: Conhecida também como CHP (Combined Heat and Power),em inglês, a cogeração representa uma maneira eficaz de gerar eletricidade e energia térmica (calor e, em alguns casos, resfriamento) a partir de uma única fonte de combustível. Nesse procedimento, o calor, que de outra forma seria dissipado para o meio ambiente, é recuperado para fornecer água quente, vapor, água gelada e possibilitar a captura e reutilização do CO2.
  2. Recuperação de calor: A implementação de sistemas que capturam e reutilizam o calor gerado em processos industriais, como ocorre no sistema de cogeração de energia, auxilia na redução da demanda por energia adicional. Em sistemas de refrigeração industrial, por exemplo, a recuperação de calor pode ocorrer ao aproveitar o calor removido durante o processo de refrigeração para aplicações úteis, como o aquecimento de água.
Trocador de calor

Equipamentos industriais, como compressores, motores e caldeiras, podem ser projetados com sistemas integrados para recuperar e reutilizar o calor gerado durante seu funcionamento. Turbinas a vapor são capazes de converter energia térmica em energia mecânica, especialmente quando utilizadas em conjunto com permutadores de calor para recuperar calor residual. Além disso, algumas tecnologias possibilitam o armazenamento do calor gerado durante períodos de alta produção para uso posterior.

Por que investir em eficiência energética?

A redução de custos é um dos principais motivadores do investimento em eficiência energética, permitindo às empresas otimizar o uso de energia e diminuir despesas operacionais, como eletricidade e gás, resultando em uma melhor rentabilidade.

Além disso, a busca pela sustentabilidade ambiental, em resposta a regulamentações mais rigorosas, motiva a eficiência energética, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e aprimorando a imagem das empresas diante de consumidores e investidores.

O atendimento a regulamentações específicas e a ênfase na inovação tecnológica também destacam a importância da eficiência energética, conferindo uma vantagem competitiva às empresas no mercado.

Deseja reduzir despesas e fortalecer a competitividade da sua empresa?

Programa de Eficiência Energética para PMEs industriais
Pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo possuem a oportunidade de se inscrever no Programa PotencializEE, o qual, a partir de uma visita de especialistas do SENAI, proporciona a realização de um pré-diagnóstico energético gratuito. Após essa etapa, é possível avançar no programa realizando um diagnóstico mais aprofundado com descontos exclusivos. Além disso, para a implementação do projeto, o programa oferece apoio técnico para a obtenção de linhas de financiamento com exigências reduzidas.

Inscreva-se aqui: https://www.programa-potencializee.com.br/inscreva-sua-industria/

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias