- Notícias do Programa
- PotencializEE na Mídia
Como obter eficiência energética em processos térmicos industriais
Muitos processos industriais demandam grandes quantidades de energia para aquecer, resfriar ou transformar materiais. Alcançar eficiência energética nessas etapas da produção é fundamental para obter um produto mais sustentável e competitivo. Ao reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, a empresa contribui para a mitigação das mudanças climáticas e promove práticas empresariais alinhadas com as metas de sustentabilidade global, ao mesmo tempo em que diminui custos operacionais.
Relacionamos a seguir 5 soluções de eficiência energética térmica para tornar as operações da sua empresa mais sustentáveis e econômicas.
- Bomba de Calor
A bomba de calor é um equipamento utilizado para aquecimento que fornece calor e frio (refrigeração) simultaneamente, utilizando somente uma fonte de energia que é a eletricidade, sendo até mesmo neutro em CO2 se for combinado com energias renováveis. Assim, as bombas podem substituir de forma mais eficiente e sustentável equipamentos térmicos utilizados para aquecimento direto e indireto, como as caldeiras e fornos, que utilizam combustíveis fósseis. Essa substituição aumenta a eficiência energética, já que o desempenho das bombas pode ser até 8 vezes superior ao das caldeiras, reduz os custos operacionais e diminui as emissões de carbono.
- Cogeração de energia
A cogeração, também conhecida como produção combinada de calor e energia (CHP, na sigla em inglês), é um processo em que é gerada eletricidade e calor útil a partir de uma única fonte de energia. Isso resulta em um uso mais eficiente do combustível, reduzindo as emissões de carbono por unidade de energia produzida. A cogeração pode ser implementada em diversas indústrias proporcionando uma solução de energia mais sustentável.
- Energia Solar Térmica Industrial
A energia solar térmica industrial envolve a utilização de coletores solares para aquecer fluidos ou produzir vapor utilizado em processos industriais. Essa tecnologia reduz a dependência de combustíveis fósseis para geração de calor, contribuindo para a descarbonização da indústria. Os sistemas solares térmicos podem ser integrados a processos industriais existentes, proporcionando uma fonte de energia renovável e limpa.
- Otimização das Caldeiras
A otimização das caldeiras é um processo fundamental para melhoria da eficiência na geração, distribuição e uso de vapor em processos industriais. Isso pode ser alcançado através da instalação de pré-aquecedor de ar e economizador, na manutenção adequada, no controle de processos e na recuperação de calor residual. A otimização das caldeiras reduz o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de carbono associadas à geração de vapor, tornando os processos industriais mais sustentáveis.
- Uso de Biogás e Biometano
O biogás é um combustível produzido a partir da decomposição anaeróbica de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, esgoto e resíduos sólidos. O biometano é o biogás purificado e refinado para alcançar padrões de qualidade de gás natural. Ambos podem ser utilizados como substitutos de combustíveis fósseis em processos industriais. O uso de biogás e de biometano contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de promover a gestão sustentável de resíduos orgânicos.
Faça um diagnóstico energético na sua empresa com 60% de subsídio
Fazer um diagnóstico energético é um passo fundamental para identificar oportunidades de economia de energia e melhorias na eficiência energética. Esse processo envolve uma análise detalhada do consumo de energia de toda a empresa, identificando pontos de desperdício e propondo soluções para otimizar o uso de energia. Pequenas e médias indústrias de São Paulo podem acessar o Programa PotencializEE para realizar essa avaliação completa, com 60% de subsídio e opção de pagamento parcelado.