Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

7 motivos para investir em Eficiência Energética e Acelerar o Crescimento da sua Empresa

Em 8 de março de 2024, às 16:57

A eficiência energética na indústria refere-se à habilidade de aprimorar a utilização de energia nos processos produtivos, buscando minimizar desperdícios e maximizar a produção com a menor quantidade de energia necessária. Isso é obtido por meio de soluções como a adoção de equipamentos mais modernos e a otimização do uso de combustíveis em processos que demandam energia térmica.

Economizar energia é fundamental para o crescimento da sua empresa. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2020, o valor médio da tarifa de eletricidade no país cresceu mais de 50%, revelando-se como um dos principais desafios para o desenvolvimento e competitividade da indústria, conforme indicado por uma pesquisa da FIESP.

 A eficiência energética resulta em uma média de 34% de redução nos custos com energia. Ao alcançar essa economia, sua empresa poderá fazer investimentos adicionais em capacidade produtiva, como expansão de instalações, aquisição de novos equipamentos e implementação de sistemas de automação.

Além da expressiva economia na conta de energia, elencamos mais 8 vantagens da eficiência energética que justificam o investimento e ajudam a sua empresa a crescer.

Confira:

  1. Otimização de Recursos: A eficiência energética muitas vezes está associada à otimização de insumos. Por exemplo, equipamentos mais eficientes podem reduzir desperdícios de matéria-prima, aumentar a vida útil dos equipamentos e minimizar o uso de água em processos industriais.
  2. Preços mais competitivos: Produtos fabricados de forma mais eficiente tendem a ter custos mais baixos, o que pode torná-los mais competitivos no mercado. Empresas que conseguem oferecer produtos de qualidade a preços mais acessíveis têm maior probabilidade de conquistar uma fatia maior do mercado e aumentar suas vendas.
  3. Redução de Emissões: O investimento em eficiência energética demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental, o que aumenta sua reputação perante clientes e investidores.  Ações concretas para reduzir as emissões também resultam em produtos e serviços mais sustentáveis e inovadores, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais preocupado com o impacto ambiental e a crise climática.
  4. Redução de Interrupções e Paradas na Operação: Equipamentos mais eficientes e bem-mantidos tendem a apresentar menos falhas e quebras, o que resulta em menor tempo de inatividade e paradas não programadas. Isso permite que as indústrias mantenham suas operações funcionando de forma mais consistente e contínua, aumentando a capacidade produtiva geral.
  5. Aumento da Eficiência dos Processos: Tecnologias e práticas que melhoram a eficiência energética muitas vezes também aumentam a eficiência dos processos produtivos como um todo. Por exemplo, sistemas de controle automatizado, melhor isolamento térmico e otimização de fluxos de produção podem ajudar a reduzir tempos de ciclo e desperdícios, permitindo que as indústrias produzam mais em menos tempo.
  6. Melhoria da Qualidade do Produto: A eficiência energética pode estar associada a uma produção mais consistente e precisa, o que pode resultar em produtos de melhor qualidade e menor taxa de refugos. Isso reduz a necessidade de retrabalho e aumenta a eficiência global do processo produtivo, permitindo que mais produtos sejam fabricados dentro do mesmo período.
  7. Flexibilidade e Adaptabilidade: Equipamentos e sistemas mais eficientes muitas vezes são mais flexíveis e adaptáveis ​​a diferentes condições de produção. Isso permite que as indústrias respondam de forma mais rápida e eficaz às mudanças na demanda do mercado, ajustando a produção conforme necessário sem comprometer a eficiência ou qualidade.

Eficiência Energética ao alcance de Mês

A maioria das grandes indústrias já está investindo em eficiência energética, muitas delas possuindo departamentos dedicados exclusivamente ao gerenciamento de energia. No entanto, é crucial também envolver as pequenas e médias indústrias nesse esforço de descarbonização. Nesse contexto surge o PotencializEE, o primeiro programa focado na eficiência energética das PMEs industriais.
Com apoio nacional e internacional e execução em parceria com o SENAI-SP, o programa oferece à PMEs industriais do estado de São Paulo diversas facilidades financeiras, além doapoio técnico para investir em eficiência energética com foco na redução de custos e de emissões dos gases do efeito estufa.

Quer saber mais? Solicite um pré-diagnóstico gratuito e receba um especialista na sua empresa.
Inscreva-se aqui.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias