Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética do Programa PotencializEE será ampliado

Em 13 de junho de 2023, às 14:32

O Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética do Programa PotencializEE ficará mais abrangente. Criado para oferecer informações confiáveis e permitir a consulta de tecnologias industriais e comparações do nível de eficiência energética de máquinas, equipamentos e dispositivos eletrônicos, a plataforma, inédita no Brasil, está passando por uma série de melhorias.

O conjunto de atualizações do catálogo foi apresentado a parceiros diretos e indiretos do programa, no dia 30 de maio, pelo assessor técnico do PotencializEE Wendell Pacheco. Participaram da reunião representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), que lidera o programa, do BNDES e da GFA. A estimativa é que os trabalhos de aperfeiçoamento da plataforma sejam concluídos no final de julho de 2023.

“O catálogo é um legado do Programa PotencializEE para a indústria brasileira, por isso a contribuição de todos é importante para tornar essa ferramenta mais completa e mais prática na mensuração dos atributos que indicam a eficiência energética e as emissões de carbono dos equipamentos”, destacou Pacheco ao apresentar os objetivos do encontro.

O que muda no Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética

Atualmente, o catálogo reúne mais de 2000 produtos cadastrados e distribuídos em 21 tecnologias industriais, dando destaque a equipamento destinados a intervenções térmicas, tais como: caldeiras, bombas de calor, aquecedores solares, trocadores de calor, entre outros. Equipamento de intervenções elétricas e de gerenciamento e de medição de energia, também foram contemplados.

As melhorias no catálogo resultarão na melhoria da experiência do usuário, no aumento da precisão na validação de dados, na produção de dados mais confiáveis e na possibilidade de uso dos dados em cálculos de emissões de carbono. As principais mudanças são:

Ampliação de informações 

  • Inserção de novos produtos
  • Inserção de novas categorias
  • Adição de subcategorias
  • Revisão das categorias existentes
  • Revisão dos dados exibidos na tabela de produtos
  • Otimização dos atributos (tipo de dado e unidade de medida)
  • Inclusão de filtros específicos para cada categoria

Melhoria das estratégias de vinculação com linhas de financiamento

As melhorias resultarão em uma melhor interação entre os produtos cadastrados no Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética do Programa PotencializEE e o catálogo do FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos) – linha de crédito do BNDES que facilita a aquisição de máquinas, equipamentos e bens de capital de fabricação nacional.

Essa cooperação entre o PotencializEE e o BNDES permite:

  • Ampliação da metodologia para os requisitos do Finame
  • Credenciamento de novos produtos e atualização de tecnologias de eficiência energética industrial
  • Envio de dados sobre tecnologias de eficiência energética industrial para o Catálogo CFI
  • Criação de tags para máquinas e equipamentos eficientes e de baixo carbono
  • Vínculo com linhas de crédito subsidiadas (Finame Baixo Carbono, Fundo Clima, etc.)
  • Definição de estratégias para manter a lista de tecnologias atualizada a longo prazo

Para as instituições financeiras, de modo geral, o catálogo ajudará no aumento da confiabilidade dos projetos de eficiência energética, na criação de linhas de financiamento específicas para máquinas e equipamentos eficientes, na formação de parcerias com fornecedores para o financiamento de projetos de eficiência energética, na adoção de critério para seleção de projetos de eficiência energética de bancos habilitados do FGEnergia e na simplificação de projetos que envolvam apenas a troca de equipamentos.

Sobre o Programa PotencializEE

O PotencializEE é um programa liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. O PotencializEE conta com recursos da Mitigation Action Facility, um mecanismo de financiamento que tem como objetivo ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

O Programa espera apoiar 425 projetos, até 2024, realizando mais de mil diagnósticos energéticos e conscientizando 5260 indústrias sobre as medidas de EE. Com o apoio do PotencializEE, será possível a mitigação de aproximadamente 1,1 milhão de toneladas equivalentes de CO2, estimulando o alcance da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, estabelecida no âmbito do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas que tem como meta manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C, de preferência 1,5°C.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias