Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Circuito PotencializEE leva eficiência energética a indústrias de 14 regiões de São Paulo

Em 19 de outubro de 2022, às 09:37

Organizado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e SENAI-SP, roadshow levará a empresários e profissionais de pequenas e médias indústrias iniciativas que geram economia, reduzem a emissão de CO₂ e proporcionam acesso a linhas de crédito ‘verde’

A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o SENAI-SP vão realizar, entre 25 de outubro e 07 de dezembro, o Circuito PotencializEE, um roadshow com foco em eficiência energética e voltado para empresários e profissionais de pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo. No total, serão realizados encontros em 14 municípios paulistas, nos quais serão apresentadas as iniciativas que estão gerando economia no custo da energia e redução na emissão de CO₂, e proporcionando acesso a linhas de financiamento para projetos de Eficiência Energética e ganhos de competitividade para pequenas e médias indústrias da região. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

O primeiro encontro será no dia 25 de outubro, na sede do SENAI Marília. “O objetivo é incentivar as PMEs industriais de Marília e região a aproveitar as oportunidades da eficiência energética e destravar investimentos em tecnologias de alto impacto de mitigação de emissões de gases de efeito estufa”, explica Marco Schiewe, diretor do PotencializEE (Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria), programa de cooperação Brasil -Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a GIZ Brasil.

Voltado para pequenas e médias empresas industriais de 11 diferentes setores (automóveis e peças, cerâmica e vidro, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, química e farmacêutica, plástico e borracha, metalurgia e produtos metálicos, produtos minerais não metálicos, papel e celulose), o programa apresentará aos participantes do Circuito PotencializEE tecnologias e métodos estratégicos de eficiência energética, além de casos de sucesso da indústria.

O evento passará também por Bauru (26/10), São Paulo/Brás (27/10), Campinas (08/11), Sorocaba (09/11), Jacareí (10/11), São José do Rio Preto (16/11), Birigui (17/11), Ribeirão Preto (22/11), Franca (23/11), Guarulhos (29/11), Piracicaba (30/11), Limeira (01/12) e São Bernardo do Campo (07/12).

Confira a programação completa no site do Programa PotencializEE e garanta a sua inscrição: https://www.programa-potencializee.com.br/circuito-potencializee/

Mais competitividade e menor emissão de CO₂

Os encontros fazem parte do Programa PotencializEE, em que as empresas inscritas recebem um diagnóstico de especialistas na área de eficiência energética, que aponta se há algum tipo de perda energética ou oportunidade de eficientização. Posteriormente, a empresa inscrita recebe suporte para a implementação de um projeto. Tanto a etapa de diagnóstico como a execução contam com financiamento de crédito para projetos de eficiência energética.

De acordo com o Marco Antonio Chagas, Diretor do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia do SENAI-SP, as empresas que passam pelo programa têm vantagens para acessar o fundo garantidor e linhas de financiamento de projetos de Eficiência Energética específicas. “As pequenas e médias indústrias têm muito a ganhar e contribuir no tema eficiência energética. Já na primeira etapa, de diagnóstico, conseguimos mostrar onde essas empresas estão perdendo dinheiro no seu processo produtivo. E essa economia pode ser revertida em mais investimentos, contratações e expansão, além, é claro, de reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera”, disse.

Eficiência Energética no Brasil

A indústria brasileira responde por mais de 30% do consumo final de energia, quase 40% da eletricidade consumida e 9% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do país. Na contramão das tendências globais, as indústrias brasileiras têm consumido cada vez mais energia nesta década, o que significa que o potencial de eficiência energética (EE) e de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é enorme, especialmente entre as pequenas e médias empresas (PMEs) industriais.

Para melhorar esse cenário, a meta do PotencializEE é atender 1 mil empresas até 2024 com diagnósticos e implementar 425 projetos de eficiência energética. Durante o diagnóstico, são implementados monitoramento e gestão dos processos energéticos. Também é possível identificar pequenos vazamentos, como de ar, por exemplo, que acabam desperdiçando energia. A simples correção desses processos e a troca da iluminação é uma primeira medida de economia e eficiência energética. Depois disso, é possível implementar um projeto mais amplo, dependendo do investimento a ser feito.

SERVIÇO

Circuito PotencializEE

Período: de 25 de outubro a 07 de dezembro

Local: 14 cidades do estado de São Paulo

Inscrições gratuitas: https://www.programa-potencializee.com.br/circuito-potencializee/

Cronograma

🗓️ 25/10 – Marília – Escola SENAI “Jose Polizotto”

🗓️ 26/10 – Bauru – Escola SENAI “João Martins Coube”

🗓️ 27/10 – Brás, São Paulo – Escola SENAI “Francisco Matarazzo”

🗓️ 08/11 – Campinas – Escola SENAI “Roberto Mange”

🗓️ 09/11 – Sorocaba – Escola SENAI “Luiz Pagliato”

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias