Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Training of Trainers – PotencializEE capacita instrutores de eficiência energética para multiplicar conhecimento para profissionais que atuarão nas indústrias

Em 2 de dezembro de 2021, às 12:11
Fonte: Programa PotencializEE

O PotencializEE (Programa de Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria) em parceria com o SENAI-SP realizaram, entre os dias 8 e 26 de novembro de 2021, o curso de capacitação Training of Trainers com o objetivo de capacitar profissionais do setor de energia para atuarem como multiplicadores do conhecimento na capacitação de consultores de eficiência energética.   

As aulas foram realizadas de forma online e a tiveram duração total de 90 horas durante as três semanas em que foi ministrada. O curso foi conduzido por especialistas da ECONOLER (Empresa de Serviços de consultoria em eficiência energética) e da SAGE (Serviço de apoio a Gestão Empresarial Ltda). No total, 27 profissionais foram capacitados e certificados como especialistas em Eficiência Energética.

A área de Eficiência Energética requer do profissional, habilidades e conhecimentos que vão além das áreas técnicas industriais. Por isso, a capacitação contou com disciplinas multidisciplinares, tais como: Sistemas Térmicos, Sistemas Elétricos, Gerenciamento de Energia, Atendimento Consultivo, Análise Econômica e Financeira de projetos, Mecanismos de financiamento, Análise de Risco, entre outros.

A capacitação trouxe ainda aspectos práticos de aplicação de ferramentas e procedimentos internacionalmente conhecidos e aplicados para projetos de EE. Este é o caso do software RetScreen® e do Protocolo Internacional de Medição e Verificação.

Segundo o engenheiro do PotencializEE, Wendell Pacheco, “multiplicar o conhecimento de eficiência energética, que é uma área multidisciplinar, em meio a um contexto de crise hídrica e mudanças climáticas, é de grande importância na preparação de profissionais para auxiliarem as pequenas e médias indústrias no seu desenvolvimento, ajudando o país a reduzir seus índices de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE e, assim, cumprir seu compromisso com o Acordo de Paris”.

Este programa pioneiro de capacitação de especialistas, tem como um dos seus objetivos, tornar-se permanente, ou seja, sendo replicado e ofertado de contínuo por meio do SENAI-SP. Desenvolvendo e setor de serviços nesta área e ajudando a indústria brasileira a ser mais eficiente e competitiva frente aos desafios de crescimento econômico-industrial do país.

Estas ações não param por ai, ou seja, por meio da parceria com o SENAI, o programa planeja capacitar, já a partir de dezembro de 2021, um total de 150 profissionais como consultores especializados em EE, para atuarem junto às PMEs industriais e empresas de Serviço de Conservação de Energia (ESCOs). Estes profissionais especializados realizarão auditorias energéticas em pelo menos 1.000 empresas industriais no âmbito do programa, indicando oportunidades de melhoria da eficiência em processos, ações de retrofit de instalações, estudos de Medição & Verificação e estudos de viabilidade econômica e financeira de projetos de EE industriais. A expectativa do programa é que pelo menos 425 destas empresas avaliadas, desenvolvam as ações propostas nos projetos, por meio de mecanismos de financiamento e redução de riscos disponíveis através do programa.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias