- Notícias do Programa
- PotencializEE na Mídia
Eficiência Energética: a convergência perfeita entre os pilares da neoindustrialização
Uma nova revolução industrial, baseada em sustentabilidade, inovação e tecnologia: essa é a proposta que o governo tem apresentado para o programa de neoindustrialização – ou “reindustrialização” – no Brasil. Para impulsionar a revitalização do setor nesse sentido, foi anunciado o investimento de pelo menos R$ 106,16 bilhões – com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Quando os conceitos de sustentabilidade, inovação e tecnologia se unem em uma só proposta para a indústria, a eficiência energética surge como fator de convergência. Não há como dissociar a construção de um novo paradigma para o setor sem priorizar a adoção de tecnologias que reduzem o consumo de energia e, consequentemente, economizam recursos financeiros e diminuem as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Além de ser essencial para a mitigação dos impactos climáticos, investir em tecnologias e práticas de eficiência energética que levam à descarbonização é fundamental para impulsionar o crescimento dos negócios. Empresas mais eficientes energeticamente ganham vantagem competitiva, uma vez que seus produtos podem ser oferecidos a preços mais atrativos e com menor impacto ambiental.
Alguns benefícios da eficiência energética na indústria são:
- Maior segurança financeira: A eficiência energética contribui para aumentar a resiliência das empresas diante de oscilações nos preços de energia, melhorando sua capacidade de enfrentar desafios econômicos.
- Sustentabilidade e ganho em imagem corporativa: Empresas que adotam a eficiência energética demonstram preocupação com o meio ambiente, melhorando sua imagem corporativa perante clientes, parceiros, investidores e sociedade.
- Maior produtividade: Novas tecnologias contribuem para a melhoria da eficácia dos processos, reduzindo desperdícios de energia e aumentando a produção.
- Ampliação dos negócios: Investir em tecnologias eficientes em energia pode impulsionar a inovação, permitindo que as empresas se destaquem em seus setores e abram novas oportunidades de negócios.
Como o PotencializEE viabiliza a eficiência energética de PMEs industriais
O PotencializEE é o primeiro programa de eficiência energética do Brasil voltado para PMEs industriais do estado de São Paulo. Estima-se que o programa tem potencial para mobilizar investimentos de cerca de R$ 420 milhões até o fim de 2024, por meio de instituições financeiras.
O programa atua na eliminação do desperdício, com projeção de viabilizar uma economia de 7,267 GWh no consumo de energia até 2024, maior que o consumo anual de energia elétrica de todo o Distrito Federal. Com isso, será possível mitigar a emissão de 1,1 MtCO₂e (milhão de toneladas de CO₂ equivalentes) até o fim de 2024.
Diagnóstico de eficiência energética
O primeiro passo para entrar no projeto de neoindustrialização é conhecer o potencial de eficiência energética da sua planta. O PotencializEE realiza diagnósticos nas empresas, conduzidos por especialistas certificados pelo SENAI-SP e com o uso de equipamentos como analisadores de grandezas elétricas, termovisores, analisadores de gases, entre outros. A partir da aplicação desses recursos tecnológicos, são identificados desperdícios e melhorias que podem ser implementadas nas fábricas, tais como:
- Atualização de equipamentos: Tecnologias modernas e avançadas frequentemente consomem menos energia e operam de forma mais eficiente.
- Recuperação de calor: Implementar sistemas de recuperação de calor pode aproveitar a energia térmica gerada por processos industriais para aquecer água, ar ou outros fluidos, reduzindo a necessidade de energia adicional para essas finalidades.
- Isolamento térmico: Melhorar o isolamento térmico em fornos, caldeiras, tubulações e outras áreas industriais para reduzir perdas de calor e diminuir o consumo de energia para manter a temperatura desejada.
- Iluminação eficiente: Substituir lâmpadas tradicionais por tecnologias mais eficientes, como lâmpadas LED, e implementar sistemas de controle de iluminação para reduzir o uso desnecessário de luz.
- Climatização eficiente: Usar aparelhos de ar-condicionado com inversores de frequência para reduzir o consumo energético.
Inscreva-se no Programa PotencializEE e obtenha um pré-diagnóstico de eficiência energética gratuito.
Sobre o Programa PotencializEE
O PotencializEE é um programa de cooperação Brasil-Alemanha que promove eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo. A iniciativa é liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), coordenado pela GIZ Brasil e executado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Também são parceiros o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor industrial, apoiam o programa: a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros bancos privados.