Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Eficiência energética é estratégica para aumentar competitividade da indústria

Em 21 de setembro de 2022, às 12:50

Em entrevista ao programa PotencializEE Convida, diretor de energia elétrica da ABRACE, Victor Hugo iOcca, estimula promoção da eficiência energética nas indústrias associadas

A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) é uma das organizações mais antigas do setor elétrico industrial, que reúne 50 grupos empresariais responsáveis por quase 40% do consumo industrial de energia elétrica do Brasil. O diretor de energia elétrica da ABRACE, Victor Hugo iOcca, abordou o papel da associação na promoção da Eficiência Energética nas indústrias associadas no 6⁰ episódio do PotencializEE Convida, programa de entrevistas disponível no Spotify e YouTube.

Na conversa com a jornalista Juliana Rangel, apresentadora do programa, iOcca explicou que as indústrias estão passando por desafios no setor energético. Este ano, por conta da Guerra na Ucrânia, os insumos fósseis sofreram um aumento considerável no preço, o que levou ao aumento no custo da produção e, consequentemente, à elevação do preço dos produtos no final. Além disso, 2021 foi um ano de dificuldades energéticas.

“Passamos pela pior crise hídrica dos últimos 80 anos. A consequência dessa crise hídrica foi que, praticamente ao longo de todo o ano, foi preciso ligar o parque termelétrico brasileiro justamente para preservar a água. Essa operação da produção de energia em 2021 foi muito cara. Nós – os operadores nacionais de sistema – gastamos mais de R$ 26 bilhões de custo extra para produzir essa energia termoelétrica”, conta o executivo.

Esse cenário mostra a importância da implementação da eficiência energética nos pólos industriais. Segundo ele, a adoção de medidas de eficiência energética é fundamental por dois aspectos: para a própria sobrevivência diante dos desafios energéticos e para aumentar a competitividade no mercado brasileiro e internacional.

O diretor de energia elétrica da ABRACE ressaltou ainda que a eficiência energética é um ponto crucial para todas as empresas que assumiram compromissos de redução de impacto ambiental e, por isso, precisa ser implementado o quanto antes. As demandas por produtos mais ecológicos também vêm crescendo dentro do mercado, um motivo a mais para adotar a eficiência energética. Ele reforçou que a ideia precisa estar na cultura da empresa para funcionar.

“É muito importante a presença e a participação da alta liderança. Empresas e indústrias que não têm na sua cultura a eficiência energética, infelizmente. Quando você tenta implantar algum programa, ele dura alguns meses ou poucos anos. Isso acontece, pois, quando o líder ou o profissional do programa de eficiência energética muda de área ou sai da empresa. A iniciativa é interrompida”, explica. Para o executivo, a presença da eficiência energética na cultura de uma empresa é fundamental para que ela dê continuidade de longo prazo nas mais diversas oportunidades, que sempre aparecem. O PotencializEE Convida é uma realização do Programa PotencializEE e tem como  proposta ser um lugar para apresentação de soluções, tendências e tecnologias ligadas ao universo da eficiência energética. O programa traz, todo mês, entrevistas exclusivas com importantes nomes do setor no Brasil.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias