Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Eficiência energética em frigorífico aumenta competitividade de empresa de alimentos

Em 30 de novembro de 2023, às 10:21

A Jampac, empresa do setor alimentício de Itapira (SP), economizará aproximadamente R$ 95 mil por ano após a implementação das medidas de eficiência energética identificadas pelo Programa PotencializEE. Foi realizada a modernização do seu parque motriz com a substituição de 18 motores pra geração de frio por modelos mais modernos e eficientes. Além disso, a empresa investiu em geração de energia solar e reformulou seu sistema de iluminação. O payback estimado para o projeto é de apenas 31 meses.

“A troca de todos esses motores com eficiência baixa para motores de alta performance, a construção da primeira usina de geração de energia fotovoltaica e a substituição de toda a iluminação da empresa para iluminação de LED, trouxe uma economia expressiva no nosso processo de produção. Isso foi tão impactante que nós conseguimos formar um caixa para fazer todo o retrofit do nosso parque industrial”, disse Claudio Cesar Pessotto, sócio administrador da Jampac.

Além da economia financeira, a empresa conseguiu reduzir significativamente o consumo de gás natural, diesel e lenha, resultando em uma diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Também houve uma redução nos custos associados à mitigação de impactos relacionados ao tratamento e destinação de resíduos. Ao melhorar seus indicadores de sustentabilidade e diminuir os gastos com energia, a Jampac estará mais bem posicionada para aumentar sua competitividade tanto no mercado nacional quanto internacional.

O projeto, conduzido pelo SENAI-SP, teve como principal objetivo a economia de energia no frigorífico da empresa, onde está concentrada a maior parte consumo. Por meio do Programa PotencializEE, a empresa recebeu suporte técnico e financeiro para a realização de um diagnóstico, identificando as melhores oportunidades de eficiência energética. Posteriormente, a implementação do projeto foi supervisionada por profissionais especializados.

“A equipe técnica do SENAI foi fantástica. Desde o momento da apresentação do projeto até a entrega de toda a documentação para validação, eles estiveram junto com a gente. Houve equipes que ficaram aqui na empresa sete dias basicamente 24 horas por dia, trocando turnos para fazer as medições do consumo de energia elétrica. A troca de conhecimento entre a equipe técnica do SENAI e a equipe técnica da Jampac foi algo extraordinário”, declarou Pessotto.

Inscreva sua empresa para conhecer o programa e ganhe um pré-diagnóstico energético gratuito.

Sobre o Programa PotencializEE

O PotencializEE é um programa de cooperação Brasil-Alemanha que promove eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo. A iniciativa é liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), coordenado em parceria com a GIZ Brasil e executado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Também são parceiros o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria, apoiam o programa: a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros bancos privados.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias