Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Embrafós, Fábrica de Fertilizantes Organomineral, busca soluções de Eficiência Energética para reduzir pegada de carbono e deve economizar mais de R$ 470 mil por ano 

Em 5 de abril de 2024, às 17:10

A busca por soluções sustentáveis na indústria tem sido uma prioridade crescente. Com intuito de aprimorar tanto sua eficiência econômica quanto a sustentabilidade ambiental, a Embrafós, fábrica de fertilizantes organominerais localizada em Barretos (SP), realizou um diagnóstico energético de suas operações que revelou a possibilidade de economia anual superior a R$ 470 mil por meio de duas medidas estratégicas: a substituição dos compressores da rede de ar comprimido e, principalmente, a troca das fornalhas de secagem. 

O Programa PotencializEE constatou que a substituição das fornalhas é o ponto focal desse plano de eficiência energética, especialmente no que diz respeito à redução das emissões de carbono. Ao adotar biomassa de cavaco de eucalipto em substituição ao carvão mineral, a Embrafós espera eliminar 26 mil toneladas de carbono ao longo da vida útil do projeto, que é estimada em cerca de 20 anos.  

“O setor do agronegócio tem buscado alternativas de produção mais sustentáveis, com foco na redução e na mitigação de emissões. Investir em eficiência energética e na descarbonização da produção de fertilizantes é uma forma de colaborar para uma produção agrícola mais sustentável”, diz Joao Beneti, sócio proprietário e diretor comercial da Embrafós. 

Os benefícios da iniciativa vão muito além dos aspectos financeiros e ambientais. A eficiência energética da biomassa combinada com tecnologias modernas de combustão promete não apenas uma redução nas emissões, mas também um processo de secagem mais rápido e eficaz. Isso se traduz em um aumento na produtividade operacional, impactando positivamente a competitividade da empresa no mercado.  

“A base do nosso negócio é natureza, então a gente está buscando todos os caminhos possíveis para tornar nossas operações mais sustentáveis, ressalta o gerente industrial Aurélio da Silva Porto. “E é importante dizer que o programa de eficiência energética proposto pelo PotencializEE, além de ajudar na descarbonização, vai coloborar para o aumento de produtividade, tornando nossa empresa mais forte no mercado”, completa o supervisor de manutenção,  Lucas Rodrigues da Silva.  

Sobre o PotencializEE   

O PotencializEE é um programa de cooperação Brasil-Alemanha com apoio financeiro do fundo europeu de descarbonização Mitigation Action Facility, que promove eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo. A iniciativa é liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), coordenado com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e executado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).   

Também são parceiros a Desenvolve SP (Instituição Financeira do Estado de São Paulo), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).  

   

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias