Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Especialistas PotencializEE: conheça a trajetória da engenheira Ana Carolina, com quatro anos de experiência em EE

Em 31 de agosto de 2022, às 12:13

O PotencializEE, em parceria com o SENAI-SP, iniciou os atendimentos dos pré-diagnósticos energéticos nas mais de 400 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) já inscritas no programa. Nossas equipes de especialistas atuam em 10 polos do estado de São Paulo: nas regiões de Indaiatuba, Bauru, Sorocaba, Jacareí, Araraquara, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente e São Paulo capital.

Através da nova série “Conheça nossos especialistas”, nós do PotencializEE queremos que você descubra um pouco das experiências dos profissionais com amplo conhecimento em Eficiência Energética que integram nossos times.

Nesta matéria, vamos falar um pouco sobre Ana Carolina de Paula Cruz, que acumula quatro anos de experiência em Eficiência Energética. Formada há dez anos em engenharia elétrica pela Universidade Anhaguera, em Taubaté, Ana Carolina tem 34 anos e, integra a equipe de especialistas em EE do SENAI-SP desde maio de 2022, quando concluiu o curso de certificação do PotencializEE, iniciado em janeiro do mesmo ano.

“Durante 6 anos trabalhei na parte infraestrutura elétrica, com projetos de média e baixa tensão. Em 2018, surgiu uma oportunidade para me dedicar à área de EE e eu me apaixonei porque é um segmento que nos permite trabalhar com tecnologias que evoluem dia a dia e também é aliado às questões ambientais”, afirma a paulista de São José dos Campos.

Para a especialista, a proposta do PotencializEE é inovadora por ser voltada para a indústria, que não recebia tanta atenção quando se tratava de EE:  “Quem trabalha na área sabe que nunca antes houve um programa que incentiva o setor industrial a implementar EE, apesar do potencial gigante. Por isso, é tão estimulante trabalhar no PotencializEE”, ressalta a engenheira.

Mas antes de conquistar uma das disputadas vagas de especialista em diagnósticos energéticos, Ana Carolina precisou de muita resiliência para ser reconhecida em uma profissão ainda dominada por homens. “Eu me considero muito sortuda por conseguir trabalhar como Engenharia Elétrica, porque não é fácil atuar na área como mulher. Nossa credibilidade é colocada em cheque por clientes e até mesmo colegas de trabalho. Durante a faculdade, por exemplo, éramos apenas três mulheres em uma turma de 60 pessoas”, relembra.

No PotencializEE, Ana Carolina se deparou com um cenário de valorização diferente do que encontrou nos seus dez anos de carreira, com direito à mentoria para profissionais mulheres. “Já fiz cursos que não tinham nem banheiro feminino, então foi muito gratificante participar de uma mentoria dedicada às engenheiras. Durante três meses pude trocar experiências com várias mulheres e ter um acompanhamento individual para saber qual caminho quero trilhar profissionalmente”, conta Ana Carolina, que participou do último encontro da mentoria em 22 de agosto. Na prática como especialista do SENAI-SP, a engenheira também percebe um cenário igualitário para homens e mulheres: “O PotencializEE dá muito espaço para as mulheres. No dia-a-dia de trabalho não sinto diferença alguma entre os homens e nós, mulheres. Tudo que eles fazem, eu também faço. Inclusive temos equidade total de salário”, afirma ela, orgulhosa.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias