Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Guia Múltiplos Benefícios de Eficiência Energética na Indústria aponta as vantagens que PMEs podem obter ao adotar medidas neste sentido

Em 24 de março de 2022, às 12:23

A adoção de medidas de  eficiência energética é a recomendação mais adequada para empresas que desejam cortar custos com energia Porém, muitas vezes, por desconhecimento, as instituições acabam  não considerando essa possibilidade e deixam de usufruir de benefícios que afetariam toda sua estrutura (não só a área financeira). Com intuito de trazer informações completas sobre o tema, o programa PotencializEE  está lançando o  “Guia Múltiplos Benefícios de Eficiência Energética na Indústria”.

Os ganhos obtidos com a adoção de práticas de eficiência energética estão no âmbito das melhorias de desempenho corporativo, do gerenciamento socioambiental, da saúde e segurança de seus funcionários, da inovação em pesquisa e desenvolvimento e até da motivação e satisfação dos colaboradores. “O Guia visa justamente apoiar a identificação e a quantificação destes múltiplos benefícios. Afinal, como os projetos de eficiência energética têm uma importância que vai muito além de economia de energia, o  ponto de vista estratégico acaba sendo o principal motivador na tomada de decisão”, afirmou Marco Schiewe, diretor do Programa PotencializEE.

O Guia faz parte das atividades do PotencializEE – Investimentos Transformadores em Eficiência Energética, o Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. Nos próximos dois anos, o PotencializEE deverá realizar 1.000 diagnósticos, concluirá 425 projetos de eficiência energética e empreenderá ações de conscientização em 5.260 pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo.

Melhorias multiplicadas

De acordo com o Guia PotencializEE, existe um risco ao se avaliar apenas o benefício financeiro de um investimento em eficiência energética em termos de economia de energia. Porque pode-se, assim, negligenciar outros benefícios fundamentais para o processo de investimentos. “A falta de informação sobre benefícios pode levar à perda de oportunidades efetivas em termos de custo”. De acordo com a tabela dos múltiplos benefícios obtidos com a adoção de medidas de eficiência energética- classificados pela International Energy Agency (IEA) – existem alguns não relacionados à economia que são mensuráveis, como ganhos de produtividade, com operação e manutenção, benefícios ao meio ambiente e competitividade.

Confira alguns exemplos dos ganhos obtidos em cada uma destas categorias:

  • Produtividade – Melhoria na capacidade produtiva: substituição de máquinas e equipamentos por outros de maior eficiência, o que reduz os tempos de processamento, de custos de mão de obra e dos materiais, além de aumentar o fluxo de produção. Redução no número de defeitos, em decorrência do uso de máquinas e equipamentos mais modernos. A consequência da melhoria dos processos é a melhoria no valor do produto. Isto contribui para o aumento do valor agregado e para a melhor avaliação da marca.
  • Operação e Manutenção – O uso de equipamentos mais modernos e eficientes melhora significativamente a operação e confiabilidade, aumenta a vida útil das máquinas e reduz o tempo de inatividade e o número de falhas. Redução de custos indiretos pela diminuição da necessidade de manutenção corretiva, operação manual e monitoramento. Máquinas mais modernas têm menor necessidade de refrigeração e sofrem menos desgastes. Adoção de um plano estruturado de manutenção preventiva e de monitoramento do consumo de energia para gerenciamento das operações e maior controle dos custos.
  • Benefícios ao meio ambiente – Redução da emissão de poluentes a partir da melhoria nos processos fabris. Diminuição de resíduos sólidos e líquidos nocivos ao meio ambiente. Redução no desperdício de água, com a otimização e o aprimoramento de processos produtivos e com o uso mais racional deste recurso. O tratamento da água antes do descarte também gera ganhos financeiros. E redução do uso de matéria prima. Além do benefício econômico, o impacto ambiental é mitigado, uma vez que o processo de extração de matéria prima gera consequências à natureza.
  • Competitividade – Redução nos custos de produção e consequente diversificação dos investimentos, abrindo novas oportunidades de crescimento. A redução da pegada de carbono obtida pela otimização dos processos industriais, ocasiona novas certificações e oferece a oportunidade de a empresa superar barreiras e entrar em novos mercados. Redução de riscos corporativos como aumento dos custos, ameaças regulatórias e acidentes de trabalho. Melhoria na imagem e na reputação do negócio ao divulgar ações de eficiência energética e sustentabilidade, o que é positivo em termos de marketing e a partir da qualidade dos produtos que oferece.

Roteiro detalhado

O Guia PotencializEE também ressalta que todas estas medidas afetam positivamente o ambiente de trabalho, ao elevarem a segurança e aumentarem a satisfação dos colaboradores. E este movimento leva ao aumento de produtividade da empresa. Mas, para apurar os ganhos muito além dos econômicos, o Guia dá como exemplo uma matriz de classificação de facilidade de quantificação dos benefícios e do horizonte temporal necessário para obtê-los.

Em resumo, o Guia oferecido pelo Programa PotencializEE é quase um manual de como uma pequena ou média indústria pode manter uma vantagem competitiva sustentável a partir da adoção de uma operação voltada para a prática da eficiência energética.

“O Guia PotencializEE vem a ser é um roteiro completo para uma pequena e média indústria planejar seus passos na direção de uma operação mais eficiente, produtiva e sustentável.” Para baixar o Guia Múltiplos Benefícios de Eficiência Energética na Indústria EE, clique aqui

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias