- Notícias do Programa
- PotencializEE na Mídia
IEA destaca PotencializEE em principal relatório sobre Eficiência Energética de 2022
Agência Internacional de Energia aponta que programas como o da GIZ tem reaquecido o setor após a pandemia da Covid-19
A Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou no início de dezembro seu principal relatório sobre o desenvolvimento global dos mercados e políticas de Eficiência Energética em 2022 e, dentre os programas relacionados à Eficiência Energética, citou o PotencializEE como a única iniciativa brasileira bem-sucedida este ano.
“Quando se trata de reforço da base de competências de gestão de energia e de inclusão de transições para energia limpa, podemos destacar o bem-sucedido PotencializEE (Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria), uma iniciativa em curso do governo brasileiro que promove a eficiência energética em Pequenas e Médias Empresas Industriais”, destacou o relatório de 130 páginas disponível no site da IEA.
Principal análise sobre Eficiência Energética, o relatório Energy Efficiency explorou as tendências do ano em relação à intensidade energética e investimento em eficiência e inovação do setor energético, considerando também a crise que assolou o mundo e, principalmente, a Europa, diante da Guerra na Ucrânia.
De acordo com o relatório, apesar do investimento em Eficiência Energética ter aumentado, chegando a atingir níveis recordes, o ritmo das melhorias globais abrandou consideravelmente e praticamente estagnou em 2020 e 2021, os dois primeiros anos da pandemia da Covid-19. Segundo a IEA, são programas como o PotencializEE que estão reaquecendo o mercado e aumentando a taxa de melhoria em EE mundialmente depois do coronavírus.
Liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional, o PotencializEE, que conta com recursos do Ministério Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da União Europeia, tem como objetivo ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
Desde sua implementação em 2021 no estado de São Paulo, principal polo industrial do Brasil, o programa, que tem como parceiro técnico o SENAI-SP, já atendeu mais de 700 PMEs interessadas em Eficiência Energética e seus benefícios, que contribuem para uma recolocação mais competitiva no mercado, cada vez mais exigente para que empresas sejam sustentáveis e adotem medidas concretas de combate às mudanças climáticas. Ao todo, o programa espera mobilizar R$ 490 milhões e garantir facilitação de crédito para cerca de 425 PMEs.
Com potencial de reduzir em até 30% o consumo de energia de uma PME industrial a partir da troca de sistemas de energia, o PotencializEE também quer, até o fim da atuação no Brasil, conscientizar 5.260 indústrias sobre a importância da Eficiência Energética e realizar mais de mil diagnósticos através de 100 profissionais certificados pelo SENAI. A iniciativa visa alcançar, pelo menos, 15 setores diferentes, sendo eles automóveis e peças, cerâmica e vidro, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, química e farmacêutica, plástico e borracha, metalurgia e produtos metálicos, produtos minerais não metálicos e papel e celulose.
Em relação ao meio ambiente, o PotencializEE pretende reduzir 1,1 milhão de toneladas de CO₂ com os projetos de Eficiência e 7,267 GWh no consumo de energia. No Brasil, a indústria responde por mais de 32% do consumo final de energia, quase 40% da eletricidade consumida e 9% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do país.
No relatório, a IEA destaca que medidas de Eficiência Energética amplamente divulgadas pelo PotencializEE são as mais seguras e efetivas para diminuir as emissões de CO2, e que a tendência é aumentar o investimento mundialmente. “Mesmo diante da crise energética, estamos percebendo que a Eficiência Energética vem sendo priorizada”, afirmou o diretor executivo da IEA, Fatih Birol: “A Eficiência Energética tem um grande potencial para ajudar a contornar os desafios da crise climática.”
Pequenas e médias empresas interessadas em fazer parte da mudança proporcionada pelo PotencializEE podem se inscrever para receber uma visita técnica gratuita de um especialista do SENAI-SP pelo site.