Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Pequenas e médias indústrias de São Paulo terão suporte técnico e financeiro para reduzir consumo de energia

Em 4 de setembro de 2021, às 10:00

A partir de setembro, PMEs industriais, de São Paulo, terão acesso ao programa PotencializEE, uma iniciativa de cooperação técnica Brasil- Alemanha, que proverá crédito acessível e suporte técnico para implementação de medidas de Eficiência Energética.

As empresas que participarem da iniciativa conseguirão inúmeros benefícios, dentre os principais, é possível destacar menos custos com energia, maior capacidade de competir no mercado e menor impacto ambiental.

O PotencializEE irá operar com três pilares:

  • Assistência técnica para desenvolver projetos financiáveis de Eficiência Energética e para desenvolver capacidades no setor; 
  • Fundo Garantidor de Créditos para reduzir as exigências de garantia e outras ferramentas para destravar investimentos em Eficiência Energética;
  • Linhas de crédito destinadas ao financiamento de investimentos em Eficiência Energética.

O programa espera apoiar 425 projetos, até 2024, realizando mais de mil diagnósticos energéticos e conscientizando 5260 indústrias sobre as medidas de Eficiência Energética. Com o apoio do PotencializEE, será possível a mitigação de aproximadamente 1,1 toneladas de CO2, contribuindo para o alcance da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, estabelecida no âmbito do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas que tem como meta manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C, de preferência 1,5°C.  

Por fim, destacam-se também as vantagens sociais e ambientais relacionadas a investimentos em EE industrial, que incluem diminuição local da poluição do ar, menor consumo de energia, água e outros recursos, além de geração de empregos, redução da pobreza, padrões mais elevados de saúde, maior segurança, maior competitividade econômica, segurança energética e inovação.  

As indústrias interessadas em participar e realizar um pré-diagnóstico gratuito, devem se inscrever no site do PotencializEE.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias