Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

PotencializEE abre licitação para contratar consultoria em políticas públicas em eficiência energética industrial

Compartilhe:
Em 10 de maio de 2022, às 14:54

Empresas interessadas deverão se inscrever até sexta-feira, 13 de maio

São Paulo, 10 de maio de 2022 – O Programa PotencializEE – iniciativa de cooperação Brasil-Alemanha que opera por meio de parcerias estratégicas nos segmentos energético, financeiro e industrial – está com licitação aberta até sexta-feira (13/05) para contratar consultoria especializada em políticas públicas para promoção de eficiência energética (EE) industrial no Brasil. O edital está disponível no link.

O objetivo da licitação é que a consultoria apoie o PotencializEE no desenvolvimento de estudos técnicos de promoção da eficiência energética industrial em energia térmica; elaboração de propostas de aperfeiçoamento do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e levantamento dos benefícios econômico-financeiros, ambientais e sociais advindos do PotencializEE. A empresa vencedora também será responsável por engajar todos os stakeholders envolvidos.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão encaminhar os documentos e formulários por e-mail para br_quotation@giz.de, assunto: “[MI] – LIC22-15 2012.9097.2-680.00 83406493 Políticas Públicas”.

Após a avaliação de perfil pelo PotencializEE, as consultorias aprovadas serão convidadas a apresentarem uma proposta mais detalhada com base nos serviços descritos no edital para segunda etapa da licitação. O contrato terá início em agosto de 2022 e validade até dezembro de 2023, sendo previstos até 840 dias efetivos de trabalho.

O PotencializEE visa promover a equidade de oportunidades em todos os seus projetos envolvidos. Portanto, a instituição vencedora também deverá respeitar a diversidade de gênero, orientação sexual, etnia, condição de saúde, classe social, religião e idade e assumir atitudes que, com efeito multiplicador, ajudará a promover a igualdade entre os diversos atores envolvidos na consultoria.

Sobre o Programa PotencializEE

O PotencializEE é um Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. O PotencializEE conta com recursos do Ministério Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da União Europeia. A iniciativa é uma contribuição das duas instituições para a NAMA Facility, um mecanismo de financiamento que tem como objetivo ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

O programa espera apoiar 425 projetos, até 2024, realizando mais de mil diagnósticos energéticos e conscientizando 5260 indústrias sobre as medidas de EE. Com o apoio do PotencializEE, será possível a mitigação de aproximadamente 1,1 toneladas de CO2, estimulando o alcance da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, estabelecida no âmbito do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas que tem como meta manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C, de preferência 1,5°C.

CONTATOS PARA A IMPRENSA:

Renata Souto – (21) 99977 6208 – renata@alterconteudo.com.br

Marina Perin – (21) 97113 7365 – marina@alterconteudo.com.br

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias