Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

PotencializEE Convida traz superintendente da EPE para comentar novo plano de expansão de energia 

Em 31 de maio de 2022, às 16:13

Mestre e Doutora em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, Carla Achão atua na coordenação de estudos estatísticos sobre a indústria energética brasileira

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estima-se que os ganhos conseguidos por meio de medidas de eficiência energética permitam redução de 4% a  6%, dependendo do setor,  do consumo energético total em 2031. Para comentar como alcançar esses números, o terceiro episódio do PotencializEE Convida chega no Spotify e no YouTube com a participação da superintendente da EPE, Carla Achão. 

Em conversa com a jornalista e apresentadora Rosane Serro,  Carla Achão  falou sobre os últimos estudos da área de Eficiência Energética, ao qual o capítulo 09 do plano decenal se dedica, e apontou os caminhos a serem adotados para tornar a economia brasileira mais eficiente.

“O plano é um indicativo rico e participativo que apresenta horizontes com cenários e previsões que são importantes fontes de consulta para os empresários e investidores”, completou a superintendente.

A superintendente  falou também quais foram as mudanças em relação ao PDE lançado com foco em  2030. Também ressaltou a importância da Eficiência Energética para a transição energética do país, destacando ainda quais setores da economia têm mais potencial para desenvolver projetos na área  e,  consequentemente,  reduzir o consumo de energia.

“ Historicamente, os segmentos que têm maior potencial de ganho de eficiência são o de transportes e o de serviços”, comenta Carla. A superintendente conta no programa que foi um desafio desenvolver a nova edição do PDE devido à pandemia e ao agravamento da situação hídrica do país no ano de 2021. “A nova abordagem aprofunda as consequências desses impactos e destaca o papel da Eficiência Energética na transição energética brasileira”, explica.”

O PotencializEE Convida é uma realização do Programa PotencializEE com a proposta de ser um lugar para apresentação de soluções, tendências e tecnologias ligadas ao universo da eficiência energética.  O programa traz todo mês entrevistas exclusivas com o importante  nomes do setor de Eficiência Energética do Brasil.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias