Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

PotencializEE: Parceria Estratégica no Plano Governamental de incentivo a Neoindustrialização

Em 29 de fevereiro de 2024, às 16:22

Alinhado à estratégia de aumento de competitividade na indústria nacional, o Programa de Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria (PotencializEE) foi incorporado ao Plano de Ação para a Neoindustrialização (2024-2026) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ao todo, o programa “Nova Indústria Brasil (NIB)” disponibilizará R$ 300 bilhões, até 2026, para cumprir as seis missões que compõe o plano de ação:

  1. Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética;
  2. Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde;
  3. Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades;
  4. Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade;
  5. Bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras;
  6. Tecnologias de interesse para a soberania e defesa nacionais

O PotencializEE foi integrado ao plano na Missão 5, que delineia objetivos ambiciosos que refletem o compromisso com a redução da pegada de carbono e o fomento à inovação tecnológica no setor industrial brasileiro. O governo entende que o enfrentamento dos desafios atuais da indústria demanda a ampliação de parcerias estratégicas entre academia, setor privado e fundos internacionais, visando fortalecer a pesquisa aplicada e impulsionar a inovação tecnológica.

Entre as metas da Missão 5, está a redução de 30% das emissões de CO2 por valor adicionado da indústria, atualmente, avaliadas em 107 milhões de toneladas por trilhão de dólares. Além disso, busca-se ampliar em 50% a participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes, que atualmente representa 21,4%. Outra meta relevante é o aumento em 1% ao ano do uso tecnológico e sustentável da biodiversidade pela indústria.

Saiba mais sobre cada missão e seu impacto na sociedade https://lnkd.in/dfTS5A3y

Destinado a pequenas e médias indústrias, o PotencializEE tem como objetivo impulsionar a descarbonização das operações e a redução de custos com energia para pequenas e médias empresas (PMEs), oferecendo apoio técnico, subsídios e facilitando o acesso ao crédito com exigências reduzidas. O programa está em operação no estado de São Paulo desde 2021 e já envolveu mais de 1.200 empresas desde então.

O apoio técnico e financeiro é fundamental para PMEs terem acesso às tecnologias de baixo carbono. Como consequência, essas empresas ganham competitividade no mercado, pois a eficiência energética torna os produtos fabricados mais baratos e mais sustentáveis. “Com a integração à estratégia do governo de descarbonização do setor industrial brasileiro, esperamos fortalecer a iniciativa e alcançar resultados ainda mais significativos”, afirma Marco Schiewe, diretor do Programa PotencializEE pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Saiba mais sobre o PotencializEE  

O PotencializEE é um programa de cooperação Brasil-Alemanha com apoio financeiro do fundo europeu de descarbonização Mitigation Action Facility, que promove eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo. A iniciativa é liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e faz parte do Plano Nova Indústria Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). É coordenado com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e executado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

 Também são parceiros a Desenvolve SP (Instituição Financeira do Estado de São Paulo), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Inscreva sua empresa aqui.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias