- Notícias do Programa
- PotencializEE na Mídia
PotencializEE realiza encontros para divulgar programa no interior de SP
Em visitas às unidades do Senai em Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto Marília, Santo André e Guarulhos, a direção do programa e gestores de Eficiência Energética do SENAI apresentaram novos especialistas aos times regionais
O diretor do PotencializEE, Marco Schiewe, acompanhado pelo diretor de Tecnologia em Energia do Instituto SENAI, Marco Antonio Chagas, realizou na segunda-feira, 11 de julho, no SENAI-SP de Campinas, o sexto encontro para apresentar os novos especialistas recém-contratados do PotencializEE aos times das unidades regionais. A série de visitas começou com a divulgação do PotencializEE nas unidades do SENAI-SP em 28 de junho e, desde então, passou por São José dos Campos, Ribeirão Preto, Marília, Guarulhos e Santo André. A ideia é percorrer os 10 polos do programa no interior de São Paulo.
Em parceria com a instituição, o programa implementou uma estrutura com especialistas certificados em atendimentos técnicos de eficiência energética para apoiar indústrias em 10 polos regionais no estado de São Paulo. Até maio, o PotencializEE já contava com 50 profissionais aptos para realizar atendimentos nas mais de 200 PMEs inscritas na iniciativa. Os especialistas capacitados por cursos do Senai-SP vão desenvolver diagnósticos energéticos e acompanhar processos de modernização e otimização das instalações das pequenas empresas inscritas.
Acesso facilitado
“O que difere o PotencializEE de outras iniciativas é a combinação de mecanismos simultâneos de assistência técnica, financiamento e o foco na economia do consumo de combustíveis fósseis na indústria, em conjunto com energia elétrica. O programa também se destaca por ter um fundo garantidor que facilita o acesso das pequenas e médias indústrias ao capital disponível no mercado financeiro”, afirma Marco Schiewe.
Até 2024, o Programa quer apoiar 425 projetos, realizar mais de mil diagnósticos energéticos e conscientizar 5.260 indústrias sobre medidas de eficiência energética. Por enquanto, a iniciativa se concentra em São Paulo, estado que reúne o maior número das pequenas indústrias do Brasil (26%, segundo pesquisa do SENAI realizada em 2015).
Além do comprometimento no suporte às pequenas e médias empresas para alcance da eficiência energética, o PotencializEE promove a igualdade de gênero. No treinamento dos especialistas responsáveis pelos diagnósticos, são abordados assuntos voltados especialmente para mulheres, como autoliderança a empoderamento e palestras de profissionais femininas experientes no setor de energia.
Liderança e equidade de gênero
“A ideia do projeto é incentivar a liderança feminina, despertando nas profissionais o empoderamento para estarem em pé de igualdade com os colegas do gênero masculino”, enfatiza o diretor do PotencializEE. A medida está alinhada com a meta de equidade de gênero da ONU através da inclusão feminina em todos os setores do mercado de trabalho. Esta, entretanto, não é a única ODS visada pelo PotencializEE, que também quer triplicar o número de profissionais na área de Eficiência Energética até 2030 para que as metas da indústria brasileira alcancem os requisitos das Nações Unidas.
Para alcançar o ambicioso objetivo, entre janeiro e fevereiro deste ano, o PotencializEE ofereceu 150 vagas para treinamento EAD gratuito de profissionais de nível superior completo na área de Energia ou pós-graduação em Eficiência Energética, de ambos os gêneros e residentes de outros estados.
Os novos profissionais de EE formados pela parceria PotencializEE e SENAI-SP atuarão em 10 polos do estado de São Paulo: nas regiões de Indaiatuba, Bauru, Sorocaba, Jacareí, Araraquara, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente e São Paulo.
Inscreva-se!
Pequenas e médias empresas industriais de qualquer segmento dessas regiões e com até 499 funcionários podem se inscrever no Programa PotencializEE através do site. Após essa etapa, um especialista do Senai-SP agendará uma visita para a realização de um pré-diagnóstico energético gratuito.
Caso existam potenciais expressivos de eficiência energética no negócio, os profissionais poderão recomendar a elaboração de um projeto de EE e, enfim, sua implementação.
O PotencializEE é um Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional.
Confira abaixo onde foram realizados os encontros do PotencializEE nas unidades do Senai-SP:
● Senai São José dos Campos: terça-feira, 28/06.
● Senai Ribeirão Preto: quinta-feira, 30/06.
● Senai Marília: sexta-feira, 01/07.
● Senai Guarulhos: quinta-feira, 07/07.
● Senai Santo André: sexta-feira 08/07.
● Senai Campinas: segunda-feira, 11/07.
● Senai Osasco: sexta-feira, 22/07.
● Senai Santos: terça-feira, 26/07.