Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Semana da Eficiência Energética terá painel sobre “Programas de Fomento” para a indústria nesta área

Em 24 de setembro de 2021, às 18:24

Marco Schiewe, diretor do PotencializEE, mostrará como PMEs do estado de São Paulo e outras entidades podem participar. A iniciativa prevê economia de R$ 170 milhões em recursos até 2024.

Será realizado, na próxima segunda-feira (27/09), às 19h, o painel “Programas de Fomento à Eficiência Energética” como parte das atividades da “Semana da Eficiência Energética” – evento 100% virtual e gratuito organizado pela Jornada da Eficiência. Na ocasião, Marco Schiewe, diretor do “PotencializEE – Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria”, irá apresentar o escopo do programa e como ele pode apoiar PMEs industriais (Pequenas e Médias Empresas), do estado de São Paulo, a implementar medidas para redução do consumo de energia com suporte técnico e crédito acessível. Estarão ao seu lado Rodrigo Garcia, consultor de competitividade e eficiência energética para o BID (Bando Interamericano de Desenvolvimento) e demais especialistas, que também irão compartilhar outros esforços no mesmo sentido.

A partir das ações previstas no PotencializEE, estima-se a redução de R$ 170 milhões em gastos dos participantes com recursos, durante a vigência do programa. O PotencializEE promove eficiência energética por meio de 4 pilares:

  • desenvolvimento de projetos de EE em PMEs indústrias – incluindo subsídios para a realização de diagnósticos energéticos e apoio à implementação;
  • mitigação de riscos, especialmente por meio de um Fundo Garantidor;
  • mobilização de financiamentos em parceria com bancos públicos e privados;
  • desenvolvimento de políticas públicas e outros mecanismos visando aumento de escala em nível nacional. 

A “Semana da Eficiência Energética” conta com programação nos períodos da manhã, tarde e noite. O evento reunirá especialistas em gestão de energia e eficiência energética (EE) para a realização de painéis, palestras e workshops sobre a temática. A agenda do evento pode ser acessada neste link: Semana da Eficiência 2021 – Jornada da Eficiência (jornadadaeficiencia.com.br) e as inscrições são gratuitas.

Para participar do Programa PotencializEE

As PMEs industriais (com menos de 499 funcionários) do estado de São Paulo interessadas em participar devem se inscrever no site do PotencializEE (programa-potencializee.com.br) para a realização de um pré-diagnóstico gratuito. Se for identificado potencial significativo de economia de energia, o passo seguinte é a contratação de um estudo mais profundo, subsidiado pelo programa, para a elaboração de um projeto de Eficiência Energética e, finalmente, sua implementação. Todo esse processo será conduzido por Especialistas em Eficiência Energética do SENAI-SP e Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs) com ampla experiência no setor industrial.

Sobre o PotencializEE

O PotencializEE é um Programa de Cooperação Brasil-Alemanha, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. O PotencializEE conta com recursos do Ministério Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da União Europeia. A iniciativa é uma contribuição das duas instituições para a NAMA Facility, um mecanismo de financiamento que tem como objetivo ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

O programa tem como parceiros estratégicos instituições federais ligadas aos setores de energia, indústria e financeiro. No âmbito federal, os parceiros são o MME (Ministério das Minas e Energia), ME (Ministério da Economia) e EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria e energia, participam do programa o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de SP) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento).

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias