- Notícias do Programa
- PotencializEE na Mídia
SENAI-SP com apoio do PotencializEE oferece mentoria gratuita sobre eficiência energética para PMEs industriais do estado de São Paulo
Iniciativa tem objetivo de preparar funcionários de PME´s industriais para impulsionar ações futuras na redução de custos com energia e na descarbonização das operações
São Paulo, 23 de junho de 2023. O SENAI SP, com apoio do PotencializEE, está lançando a “Mentoria Sobre Eficiência Energética para Pequenas e Médias Empresas”. A iniciativa consiste em oferecer aulas gratuitas – teóricas e práticas – para que os alunos possam obter conhecimentos básicos sobre a eficiência energética industrial, contabilizando o consumo energético da empresa de forma qualificada e quantificando o potencial inicial de economia em energia.
O curso compreende aulas online, em tempo real, e suporte individualizado para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. O alto custo com energia elétrica e térmica é um dos maiores desafios para aumentar a competividade industrial e exige técnicos qualificados no quadro das empresas.
“Nosso objetivo é ajudar pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo a ganhar competitividade por meio da redução de custos e da descarbonização de suas operações. O primeiro passo para isso é identificar oportunidades de aumento de eficiência energética e é justamente esse conhecimento, teórico e prático, que estamos oferecendo nesta mentoria”, explica Marco Antonio Chagas, Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Elétricos de Potência.
A turma 1 do curso tem início em 02/08/2023 e as inscrições podem ser feitas até o dia 26/07/2023. As vagas são limitadas.
Pré-requisitos para a inscrição
- Idade mínima: 18 anos;
- Ensino médio completo;
- Ser funcionário de indústria (CNAE de industrialização) com até 499 funcionários, que atue no estado de São Paulo.
- Responsáveis para suprimentos, recursos, utilidades, mecânicos de manutenção e outros perfis afins.
Carga horária total: 40 horas, sendo 10 horas de aulas teóricas (divididas em 4 encontros virtuais) e 30 horas de atividades práticas.
Conteúdo
Módulo 1: Conceitos de Gestão de Energia e Eficiência Energética;
Identificar oportunidades de economia através da análise das faturas de energia conhecendo os conceitos fundamentais ligados ao tema.
Módulo 2: Oportunidades em Usos Finais
Identificar e Calcular por meio de planilhas eletrônicas as oportunidades de redução do consumo de energia em sistemas de iluminação, ar-condicionado, motores e Sistemas Térmicos;
Módulo 3: Sistemas Fotovoltaicos
Identificação de área com viabilidade para instalação de Sistemas Fotovoltaicos, Conceitos básicos para viabilidade, Requisitos mínimos e Compensação na fatura de energia;
Módulo 4: Conceitos de Viabilidade Técnica e Financeira;
Elaboração de um resumo com as oportunidades identificadas e priorização das ações com maior viabilidade e menor investimento.
Escopo das aulas práticas
Carga horária: 30 horas
As atividades de aprendizagem prática serão feitas na empresa indicada pelo aluno e serão destinadas à coleta de dados, identificação de oportunidades, aplicação de técnicas de eficiência energética, acompanhamento de indicadores de desempenho energético e desenvolvimento de um relatório executivo.
Se você atende a todos os pré-requisitos, inscreva-se aqui
Turma 1
Início: 02/08/2023 – quarta-feira
Conclusão: 23/08/2023
Horário: 19h
Inscrições podem ser feitas até o dia 26/07/2023.
As vagas são limitadas.
Inscrições aqui
Sobre o Programa PotencializEE
O PotencializEE é um programa de cooperação Brasil-Alemanha que promove eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo. A iniciativa é liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), coordenado pela GIZ Brasil e executado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Também são parceiros o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor industrial, apoiam o programa: a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros bancos privados.