Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Vem pro PotencializEE: redução em até 30% com gastos de energia e diminuição das emissões de CO² são algumas das vantagens do programa

Em 14 de novembro de 2022, às 15:32

Campanha incentiva pequenas e médias indústrias de São Paulo a se inscreverem no projeto liderado pelo MME e coordenado pela GIZ

Especialistas do SENAI usam tecnologia de ponta em pré-diagnósticos gratuitos

Você sabia que com o PotencializEE é possível reduzir o consumo de energia de uma PME (Pequena e Média Empresa) industrial em até 30%? E isso é apenas o começo! A implementação de um plano de Eficiência Energética promovido pelo programa pode resultar em uma economia expressiva de recursos financeiros e naturais de pequenos e médios negócios industriais, que respondem por mais de 32% do consumo final de energia no Brasil.

Para chegar nesses números, o primeiro passo é agendar no site do PotencializEE uma visita técnica sem custo com um dos especialistas treinados e certificados pelo SENAI-SP. Oferecido para PMEs industriais do estado de São Paulo, o pré-diagnóstico energético, que vai apontar as medidas a serem tomadas para a diminuição no consumo de energia sem alterar a produção, também é totalmente gratuito. Após o pré-diagnóstico, o processo de implementação de EE é acompanhado até o fim pelos mesmos profissionais, que garantem que os objetivos estipulados no plano serão alcançados com suporte de equipamentos de ponta que fornecem dados certeiros e confiáveis. 

Tendo atendido cerca de 400 indústrias desde seu início em 2020, o PotencializEE quer aumentar o número de PMEs industriais contempladas e, por isso, está promovendo neste mês a campanha Vem pro PotencializEE, que  esclarece os benefícios de se juntar ao programa liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e coordenado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional.

Além da economia financeira e o pré-diagnóstico de graça realizado por profissionais de confiança, o PotencializEE oferece subsídios para fábricas de SP interessadas em EE e que se enquadram nos critérios do programa. Com forte motivação ambiental, o programa investe ainda no desenvolvimento sustentável das empresas inscritas através das mudanças propostas e implementadas em suas instalações.

Até o fim do PotencializEE, a previsão é que se reduza a emissão de 1,1 milhões de toneladas de CO² pelas empresas filiadas. Atualmente, o setor industrial brasileiro é responsável por 9% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do país, e o programa quer mudar esse cenário direcionando o setor para um futuro mais descarbonizado e alinhado com os objetivos mundiais de combater as mudanças climáticas.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias