- Notícias do Programa
- PotencializEE na Mídia
Circuito PotencializEE passa por São Paulo e Jacareí para divulgar benefícios da Eficiência Energética para a indústria
São Paulo e Jacareí sediaram, respectivamente, o terceiro e sexto encontros do Circuito PotencializEE, nos dias 28 de outubro e 11 de novembro. Organizados pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e pelo SENAI-SP, os eventos mostraram para empresários e profissionais de PME do estado de São Paulo os benefícios financeiros e ambientais da implementação de um projeto de Eficiência Energética em fábricas e como o PotencializEE, programa liderado pelo Ministério de Minas e Energia, facilita o financiamento para empresas interessadas.
A edição de São Paulo foi realizada no Brás, tradicional bairro comercial da capital do estado, e contou com a presença de empresários e do integrante do Comitê de Beneficiamento Têxtil e Estamparia Digital da ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil) George Tomic, que percebeu uma ótima chance para as indústrias. “O Programa PotencializEE foca em um dos principais custos das indústrias, incluindo a têxtil, que é a energia, um custo que tem crescido inclusive acima da inflação. Então receber apoio para analisar e diagnosticar potenciais de eficiência energética vai contribuir muito com as pequenas e médias indústrias do nosso estado”, comentou.
Além de Tomic, o encontro teve a participação do diretor do Programa PotencializEE, Marco Schiewe; da coordenadora de Relacionamento com a Indústria da Escola SENAI “Francisco Matarazzo”, Samanta Pimenta; e da diretora da Escola SENAI “Francisco Matarazzo”, Mércia Rodrigues. Já o evento de Jacareí recebeu a engenheira eletricista especialista em Eficiência Energética Ana Carolina de Paula Cruz e o coordenador de Relacionamento com a Indústria do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia, Ulisses Vieira.
Ao todo o Circuito PotencializEE passou por seis cidades de São Paulo – Marília, Bauru, São Paulo (Brás), Campinas, Sorocaba e Jacareí -, de outubro a dezembro, onde foram apresentadas tecnologias e métodos estratégicos de Eficiência Energética para diferentes setores (automóveis e peças, cerâmica e vidro, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, química e farmacêutica, plástico e borracha, metalurgia e produtos metálicos, produtos minerais não metálicos, papel e celulose), além de casos de sucesso da indústria, para empresários e representantes de pequenas e médias fábricas brasileiras.
Atualmente, mais de 700 PMEs de o Estado se inscreveram e participam do PotencializEE. Até 2024, o programa busca atender mil empresas com diagnósticos e implementar 425 projetos de Eficiência Energética. Pequenas e médias indústrias podem se inscrever para receber uma visita técnica gratuita de um profissional certificado do SENAI-SP pelo site.