Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Conheça as 3 principais tendências de Eficiência Energética Industrial em 2023

Em 23 de agosto de 2023, às 15:27

Tradicionalmente no Brasil as soluções de eficiência energética eram mais focadas em sistemas elétricos mais modernos, porém a corrida pela descarbonização está impulsionando a adoção de soluções que eliminam o uso de combustíveis fósseis e aproveitam o calor gerado em determinados processos industriais. Outras tendências de eficiência energética que merecem destaque incluem o uso da tecnologia para a gestão inteligente de energia e a microgeração de energia renovável.

Explicamos para você as 3 principais tendências de eficiência energética que estão ajudando empresas a ganhar competitividade por meio da economia financeira e da sustentabilidade. Confira!

  1. Utilização de tecnologias eficientes e de grande impacto na descarbonização

A equação é simples: quanto mais uma empresa investe na descarbonização de suas operações, mais ela estará gerando economia financeira e aumentando sua reputação no mercado. Um exemplo prático nesse sentido é a adoção de tecnologias sustentáveis, como as bombas de calor e sistemas de microgeração de energia térmica.

Muitos processos industriais geram calor residual na operação, que acaba sendo dissipado para o ambiente, resultando em perda de energia. Por meio da tecnologia das bombas de calor é possível recuperar e aproveitar esse recurso energético de forma inteligente e sustentável. Trata-se de uma solução de eficiência energética de alto desempenho no que se refere à redução de custos e de impactos ambientais, por isso tem sido recomendada por especialistas sempre que há a oportunidade de uso.

Em linhas gerais, a bomba de calor é um equipamento mecânico que funciona a partir dos princípios termodinâmicos para gerar aquecimento ou resfriamento com um consumo de energia bastante reduzido ela é capaz de promover uma economia energética expressiva ao substituir caldeiras a gás e tecnologias tradicionais, como aquecedores elétricos, sistemas de aquecimento a gás e até mesmo o ar-condicionado convencional.

Outra solução de grande impacto é a microgeração. Essa solução consiste na produção descentralizada de energia térmica, geralmente para atender às necessidades de aquecimento ou resfriamento de ambientes e equipamentos industriais.

Os sistemas de microgeração de energia térmica incluem tecnologias como painéis solares térmicos, caldeiras de biomassa, as bombas de calor, citadas acima, ou outros dispositivos que capturam e utilizam o calor a partir de fontes naturais para suprir as necessidades de aquecimento ou resfriamento nos processos industriais.

  1. Associar eficiência energética e fontes de energia renovável

Existem diversas soluções de eficiência energética que podem ser associadas ao uso de   fontes renováveis de energia. A combinação dessas soluções permite às indústrias reduzirem seu impacto ambiental, economizar custos de energia e fortalecer sua resiliência energética, contribuindo para um futuro mais sustentável.  Veja alguns exemplos:

Energia Solar Fotovoltaica e Térmica: Instalação de módulos  fotovoltaicos para geração de eletricidade a partir da luz solar e utilização de painéis solares térmicos para aquecimento de água e processos industriais. A energia gerada pode ser utilizada para eletrificação de processos industriais.

Biomassa: Uso de resíduos orgânicos gerados nos processos produtivos para produção de energia, podendo ser na forma  para de calor, eletricidade ou de algum combustível como o biogás, reduzindo a o consumo de combustíveis fósseis. As caldeiras de biomassa, por exemplo, usam matéria prima orgânica para substituir os combustíveis fósseis

Cogeração (CCHP): Geração combinada de calor, eletricidade e potência a partir de fontes renováveis, como sistemas de cogeração alimentados por biogás ou biomassa.

3. Implementar sistemas de gestão ISO 50.001 com Internet das Coisas (IoT) e fazer Gerenciamento Inteligente de Energia

A implementação de sistemas de gestão de energia ISO 50001 por meio da Internet das Coisas (IoT) e do Gerenciamento Inteligente de Energia envolve a integração de sensores IoT para coleta em tempo real de dados sobre consumo de energia e parâmetros ambientais. Esses dados são centralizados em uma plataforma de análise, onde são avaliados para identificar ineficiências energéticas e padrões de consumo.

Com base na análise, metas de eficiência energética são definidas, e dispositivos controlados pela IoT podem ser ajustados automaticamente para otimizar o consumo. Além disso, sistemas de alerta, treinamento da equipe e integração de fontes renováveis complementam a abordagem, resultando em melhoria contínua da eficiência energética e alinhamento com os padrões ISO 50001.

Essa abordagem dinâmica permite a detecção precoce de problemas e a manutenção preditiva, ao mesmo tempo em que incentiva o engajamento dos funcionários. A combinação de tecnologias inteligentes e a análise de dados resulta em uma gestão mais precisa e eficaz do consumo de energia, promovendo economia de custos, redução de emissões e sustentabilidade em toda a empresa.

Soluções de eficiência energética acessíveis para pequenas e médias indústrias

Ao contrário do que se possa imaginar, existem diversas soluções de eficiência energética que estão ao alcance de pequenas e médias indústrias, tais como: tecnologia de iluminação LED, substituição de máquinas, melhoria no isolamento térmico das instalações, implementação de manutenção preventiva em equipamentos, recuperação de calor residual e até mesmo a microgeração de energia renovável.

O primeiro passo nessa direção é levar à sua indústria profissionais qualificados para relacionar todas as soluções de economia de energia possíveis. O Programa PotencializEE oferece às pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo um pré-diagnóstico de eficiência energética gratuito, que posteriormente pode evoluir para a implementação de um projeto com descontos e facilidades de crédito.

 Inscreva sua empresa.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias