- Notícias do Programa
- PotencializEE na Mídia
Primeira etapa do Circuito PotencializEE anima empresários de Marília e Bauru: ‘Grande potencial’
Representantes de pequenas e médias indústrias de São Paulo se inscreveram no programa após eventos que apresentaram vantagens da Eficiência Energética
A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o SENAI-SP realizaram nos dias 25 e 26 de outubro, em Marília e Bauru, respectivamente, as primeiras etapas do Circuito PotencializEE, um roadshow sobre Eficiência Energética voltado para empresários e profissionais de pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo.
A primeira parada do Circuito PotencializEE, na Escola SENAI José Polizotto, em Marília, contou com a participação de dez representantes de indústrias locais. Foram apresentadas a eles vantagens da implementação de um projeto de Eficiência Energética em uma fábrica e a possibilidade de financiamento pelo programa, o que já deixou alguns empresários empolgados em se juntarem às mais de 700 indústrias que já se inscreveram no programa.
“O Programa PotencializEE pode agregar para a nossa indústria. Já agendamos o pré-diagnóstico e a expectativa é alcançar mais economia, para termos mais dinheiro para investir em novas tecnologias e equipamentos, mais contratações e crescer junto com a cidade e a região”, afirmou o administrador Odair Barosa, da USITEC.
O evento inaugural contou também com a participação do diretor do Programa PotencializEE no Brasil, Marco Schiewe; do coordenador de Relacionamento com a Indústria do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia, Ulisses Vieira; e do diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI Unidade Marília, Ronaldo Socrates Júnior, que se sentiu orgulhoso por sediar a primeira fase do circuito: “É uma honra para o SENAI Marilia receber o primeiro evento do Circuito PotencializEE e ajudar indústrias da região a terem mais Eficiência Energética.”
Com presença de 20 empresários, o segundo encontro do Circuito PotencializEE, realizado na Escola SENAI João Martins Coube, em Bauru, deixou uma ótima impressão para aqueles que ainda não conheciam o potencial de economia de energia através de um plano de implementação de Eficiência Energética proposto pelo programa.
“Desde o início da apresentação já percebemos que há muitos pontos que podem agregar na nossa indústria. Inclusive, já fizemos a inscrição para recebermos o pré-diagnóstico gratuito e saímos com a primeira reunião com os especialistas do SENAI-SP marcada” contou Tatiana Picolli, diretora industrial da Kazzo Confecções, de Macatuba.
Outra empresa que também realizou a inscrição para receber o pré-diagnóstico gratuito de EE foi a Faidiga Madeiras. “O Programa faz total sentido pra nós. Somos uma empresa com mais de 50 anos de atividade, então acredito que há um grande potencial de Eficiência Energética, já que possivelmente temos muitos maquinários que precisam ser trocados ou atualizados. Com o apoio da GIZ e do SENAI, conseguiremos aproveitá-lo e ampliar a nossa competitividade”, contou a administradora Gisele Faidiga.
Para outras empresas, entretanto, o PotencializEE não era uma novidade, e o Circuito PotencializEE serviu para reafirmar a escolha em se inscrever no programa de Eficiência Energética liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado pela GIZ:
“Não só conhecemos, como já estamos na fase de apresentação do diagnóstico do programa. É uma ação que gostamos desde o início e temos certeza de que terá como resultado algo muito positivo”, comentou o gerente de produção da Embaplastik, de Pederneiras.
Durante a manhã de aprendizado sobre Eficiência Energética na Unidade do Senai em Bauru, representantes de indústrias que já fazem parte do PotencializEE puderam dar seu depoimento sobre o acompanhamento por especialistas certificados do SENAI-SP nos projetos de implementação de EE. O diretor do SENAI Bauru, Ademir Redondo, também esteve presente.
“Nós já participamos do Programa e, inclusive, estamos fazendo algumas adequações em um de nossos equipamentos, identificado pelos técnicos como um dos nossos gargalos”, disse Guilherme Dallas, da área de Suporte em Infraestrutura da Avocado Jaguacy Agroindustria Ltda, de Bauru.
Até o início de novembro foram realizados, ao todo, encontros em outros 4 municípios paulistas (São Paulo – Brás, Campinas, Sorocaba e Jacareí), onde foram apresentadas iniciativas que geram economia de energia e recursos para PMEs de São Paulo, aumentando sua competitividade no mercado.
Cada etapa do Circuito PotencializEE apresenta tecnologias e métodos estratégicos de Eficiência Energética para diferentes setores (automóveis e peças, cerâmica e vidro, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, química e farmacêutica, plástico e borracha, metalurgia e produtos metálicos, produtos minerais não metálicos, papel e celulose), além de casos de sucesso da indústria. A participação das empresas interessadas é gratuita e pode ser realizada no site do PotencializEE. Atualmente, mais de 700 PMEs de São Paulo já se inscreveram e participam do PotencializEE, que busca atender mil empresas até 2024 com diagnósticos e implementar 425 projetos de Eficiência Energética.