Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Especialistas PotencializEE: conheça a engenheira Mábia Prado, que quer mudar o mundo trabalhando com Eficiência Energética

Em 11 de janeiro de 2023, às 11:47

Baiana de Vitória da Conquista conta como perseverou para ingressar na área mesmo sendo desencorajada por colegas de profissão homens

A engenharia eletricista Mábia Prado sempre sonhou trabalhar com Eficiência Energética

O PotencializEE já conta com uma equipe de mais de 60 especialistas  que atua em 10 polos do estado de São Paulo: nas regiões de Indaiatuba, Bauru, Sorocaba, Jacareí, Araraquara, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente e São Paulo capital.

Através da série “Conheça nossos especialistas”, nós do PotencializEE queremos que você descubra um pouco das experiências dos profissionais com amplo conhecimento em Eficiência Energética que integram nosso time.

Nesta reportagem, vamos falar um pouco sobre a engenheira eletricista Mábia Prado Silva, de 27 anos. Formada, há três anos, pela Universidade Anhanguera, em São Paulo, a profissional concluiu o curso de certificação em Eficiência Energética do SENAI-SP em maio de 2022 e integra a equipe do PotencializEE desde setembro. Natural de Vitória da Conquista, na Bahia, a especialista atende Pequenas e Médias Empresas (PMEs) industriais na região de São Caetano do Sul e sempre sonhou em trabalhar com Eficiência Energética.

“Eu sempre soube que queria trabalhar com Engenharia desde muito cedo. Ainda no Ensino Médio defini que trabalharia em um campo que ajude o mundo de alguma maneira, e foi esse ideal que, já na faculdade, fez com que eu escolhesse entrar na área de Eficiência Energética, mesmo sendo um campo pouco explorado e que, na época, davam pouco valor”, conta a baiana, que participou de palestras e pesquisou cursos sobre Eficiência Energética antes mesmo de saber sobre o PotencializEE.

Na faculdade, entretanto, Mábia foi desencorajada a seguir carreira na área que mais desejava pelo simples fato de ser mulher.

“Eu imaginava que o campo da Engenharia seria mais difícil, mas confesso que não dei muita credibilidade. Durante a graduação ouvi de colegas que eu deveria fazer uma pós-graduação em Segurança do Trabalho, ao invés de ir para Eficiência Energética, porque é difícil para engenheiras. Mas uma palavra que me define é determinação, e eu fui atrás do que eu queria mesmo assim”, relembra Mábia.

“Nós, mulheres da área de Engenharia, somos muito afetadas pela síndrome de impostora, que é quando achamos que precisamos fazer mais do que o normal somente porque tem um colega de trabalho do gênero oposto com a gente. Porque assim estaremos no ‘mesmo nível’. Trabalhei esse ponto na mentoria do PotencializEE, assim como ganhei muito mais confiança como profissional. Aprendi a não temer opiniões externas e me tornei mais firme nos meus posicionamentos”, conta ela. 

Superados os obstáculos de se tornar uma mulher engenheira, Mábia acredita que pode ajudar a combater as mudanças climáticas que vêm assolando o mundo cada vez mais devido, principalmente, às emissões de CO2.

“Ainda criança eu via muitas reportagens na TV sobre o efeito estufa, o derretimento das calotas polares e o aquecimento global. Foram essas notícias que fizeram com que decidisse ser parte da mudança através do meu trabalho. Eu queria fazer algo que ajudasse o mundo e, especialmente, o Brasil. Isso me inspirou a cursar Engenharia e me especializar em Eficiência Energética”, afirma.  

Até o final de sua implementação, em 2024, o PotencializEE quer reduzir a emissão de 1,1 milhão de toneladas de CO₂ e reduzir 7.267 GWh de energia de pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo. Os objetivos vão de encontro com as metas pessoais de Mábia:

“Além de reduzir as emissões de CO₂, a Eficiência Energética diminui a emissão de outros gases do efeito estufa e vapor d’água. Por isso, ela é uma potência para reduzir os impactos ambientais mundialmente. Me sinto orgulhosa em fazer parte de um programa como o PotencializEE, que promove a Eficiência Energética, e fico ainda mais feliz quando visito uma empresa que está participando do programa e vejo, além dos ganhos financeiros e energéticos, como as medidas implementadas já estão contribuindo para preservar o meio ambiente.”

Pequenas e médias empresas industriais interessadas em fazer parte da mudança proposta pela Mábia e proporcionada pelo PotencializEE podem se inscrever para receber uma visita técnica gratuita de um especialista do SENAI-SP pelo site.

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias