Notícias

  • Notícias do Programa
  • PotencializEE na Mídia

Guia Técnico de Gestão de Energia para PMEs: tudo o que você precisa saber para começar

Em 1 de junho de 2023, às 14:42

A implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE) em pequenas e médias indústrias é uma das estratégias mais importantes e eficazes para redução de custos operacionais, redução de emissões e aumento da competitividade no mercado.

Por meio do SGE, é possível otimizar recursos naturais e financeiros no consumo de  energia, diminuindo o desperdício e garantindo que os equipamentos consumam apenas a quantidade necessária de energia para seu funcionamento – seja uma simples lâmpada ou instalações industriais mais complexas.

Para se ter uma ideia, empresas que adotam um Sistema de Gestão de Energia (SGE) baseado na norma ISO 50.001 obtêm uma melhoria de eficiência energética que varia entre 10% e 40%.

Mas por onde começar um programa de gestão voltado para a eficiência energética? Quais medidas adotar para garantir resultados que compensem os investimentos?

O programa PotencializEE preparou um guia gratuito especialmente para técnicos, engenheiros e gestores de PMEs, com foco na informação de conceitos básicos e na apresentação das práticas mais eficazes de gerenciamento de pessoas, áreas, contratos e infraestrutura.

O material também apresenta um estudo de caso que mostra de forma clara todos os níveis de implementação dos requisitos de um Sistema de Gestão de Energia, com base na norma ISO 50.001.

Com linguagem descomplicada e conteúdo robusto, essa publicação integra uma série de cinco materiais técnicos desenvolvidos pelo Programa PotencializEE,  que tem objetivo de impulsionar a eficiência energética nas indústrias do estado de São Paulo.

Confira o conteúdo completo do guia:

Gestão Energética – Definições

  • Sistemas de Gestão de Energia (SGEs)
  • Sub-medição e monitoramento do uso da energia (elétrica e térmica)
  • Compra de energia elétrica e combustíveis
  • Eficiência energética no processo produtivo


Gestão Energética – Boas práticas

  • Gerenciamento de pessoas
  • Gerenciamento de áreas ou equipes
  • Compras e contratações
  • Gerenciamento da infraestrutura
  • Gerenciamento de dados e informações
  • Certificação ISO 50.001: sim, não, em que momento?


Estudos de Caso: General Motors do Brasil

  • Perfil da Companhia
  • Resumo da implementação da ABNT NBR ISO 50.001
  • O processo de implementação do Sistema de Gestão de Energia
  • Medidas implementadas


Anexos

  • Componentes Chave do Sistema de Gestão de Energia
  • Níveis de Implementação em Fases dos Requisitos da Norma ISO 50001.
  • Clique aqui para baixar o seu Guia Técnico de Gestão de Energia.

Acesse gratuitamente o seu Guia Técnico de Gestão de Energia.

Por que PMEs devem investir em eficiência energética?

Pequenas e médias empresas podem se beneficiar de uma gestão voltada para eficiência energética de diversas formas. Veja as principais: 

Economia financeira: Em primeiro lugar, boas práticas de gestão energética  ajudam a reduzir os custos operacionais, o que pode ser especialmente significativo para empresas de pequeno e médio porte. Ao implementar práticas de eficiência energética, as PMEs podem identificar oportunidades de economia de energia, otimizar o consumo e reduzir desperdícios, resultando em vantagens financeiras significativas a longo prazo.

Sustentabilidade ambiental: Ao adotar medidas para reduzir o consumo de energia em suas operações, as PMEs podem minimizar seu impacto no meio ambiente, promovendo uma produção mais sustentável e alinhada com as preocupações globais de preservação dos recursos naturais e mitigação das mudanças climáticas.

Competitividade: Outra vantagem é o fortalecimento da competitividade no mercado. A eficiência energética e a sustentabilidade são cada vez mais valorizadas pelos consumidores e stakeholders, o que pode resultar em uma reputação positiva para as PMEs e maior preferência por seus produtos ou serviços. Além disso, algumas instituições financeiras e programas de incentivo oferecem benefícios e oportunidades de financiamento para empresas que demonstram práticas sustentáveis e eficientes no uso de energia.

Faça gratuitamente um pré-diagnóstico de eficiência energética

Fazer um diagnóstico é o primeiro passo para que as PMEs compreendam seu consumo de energia, identifiquem oportunidades de economia, resolvam problemas operacionais, melhorem sua eficiência energética e reduzam os custos operacionais. É uma etapa essencial para planejar e implementar estratégias eficazes de gestão de energia e promover a sustentabilidade nos negócios.

O programa PotencializEE colabora com indústrias de diversos setores no estado de São Paulo oferecendo um pré-diagnóstico gratuito. Ao se inscrever, o Programa entrará em contato com você para agendar a visita de um consultor técnico do SENAI, que fará um levantamento prévio da situação estrutural, com recomendações básicas de melhorias.

Se for identificado potencial significativo de economia de energia, o próximo passo é a contratação de um diagnóstico subsidiado mais profundo para a elaboração de um projeto de eficiência energética e, finalmente, sua implementação.

Obtenha o seu pré-diagnóstico gratuito.

Sobre o  Programa PontencializEE

O PotencializEE é um programa liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), coordenado por meio da GIZ Brasil, Agência Alemã de Cooperação Internacional e financiado pela Mitigation Action Facility.

No setor da indústria e energia, participam do Programa o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com apoio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (instituição financeira do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Fonte: Programa PotencializEE

Últimas notícias